Caminhoneiro autônomo: conheça os desafios de trabalhar por conta própria

Muitos caminhoneiros sonham em comprar seu próprio caminhão e rodar as estradas como autônomos, sonhando com lucros maiores e uma carga horária mais controlada. Mas, antes de realizar o sonho de se tornar seu próprio patrão, é importante conhecer o mercado e colocar todos os gastos na ponta do lápis.

Caminhoneiro autônomo: conheça os desafios de trabalhar por conta própria hortifruti2



Especialistas afirmam que, para se aventurar nesse tipo de negócio, é primordial ter um contrato de trabalho para garantir que todas as despesas serão cobertas. Além disso, programas como o Procaminhoneiro, um programa de incentivo para compras de caminhões e implementos rodoviários que na Iveco é oferecido por meio do Iveco Capital, e o Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), linha de crédito concedida por instituições financeiras credenciadas ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), facilitam a compra de um veículo próprio.


Entre os desafios enfrentados pelos pequenos empresários estão a má conservação e a falta de sinalização das estradas, os riscos de acidentes e do roubo de cargas, os valores do frete e os altos custos com combustível, conserto das máquinas, pedágios e impostos. Um bom preparo administrativo, com senso de oportunidade e estratégia de mercado aguçados, é essencial para planejar os gastos e concorrer com as grandes empresas de transporte.


Os profissionais autônomos também devem estar de olho no futuro. Para garantir a sua aposentadoria, o motorista deve contribuir para a Previdência Social e cumprir as exigências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atingindo o tempo de contribuição requerido e a idade mínima para solicitar o benefício.


Fonte: Terra – Transporte e Logística / Caminhões e Carretas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *