Iveco Daily GNV começa a rodar em grandes transportadoras de São Paulo

Iveco Daily GNV começa a rodar em grandes transportadoras de São Paulo credito alexandre andrade

Daily 35C14G GNV. Foto: Alexandre Andrade


Iveco, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp) e com a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), coloca em teste um veículo Daily 35C14G GNV para rodar em empresas paulistas: Expresso Mirassol, Jamef, Mira Transportes, RG Log, Tex Courier e West Air Cargo.

O Iveco Daily GNV foi entregue no último dia 27, na sede do Setcesp, para a MIRA Transportes, que atua há 36 anos no segmento, e será a primeira empresa a testar o veículo em São Paulo durante um mês. “Essa iniciativa tem como objetivo ajudar a preservar o meio ambiente e desenvolver veículos confiáveis movidos a GNV para o transporte em grandes centros urbanos. Ficamos felizes em fazer parte do projeto”, afirma Arílson Abreu, gerente de frota e tráfego da Mira Transportes.

Iveco Daily GNV começa a rodar em grandes transportadoras de São Paulo credito alexandre andrade

da esq. para a dir. – Arílson Abreu, gerente de frota e tráfego da Mira Transportes e Fábio Nicora, engenheiro sênior de produto, responsável pela área de Inovação da Iveco. Foto: Alexandre Andrade


Desde 2011 a Iveco realiza uma série de testes com veículos movidos a combustíveis alternativos. Empresas de diferentes setores já testaram dois Daily GNV, dois Tector 17 toneladas, preparados para coleta de lixo, um ônibus GNV e um Tector GNV alimentado com Biometano. Neste projeto piloto, a Comgás disponibilizará o combustível necessário para o período em que o veículo será testado. “A Comgás acredita que o GNV é e continuará sendo a melhor opção em termos de economia e performance, pois com o gás natural é possível rodar mais e emitir menos poluentes”, acrescenta o gerente de marketing da Comgás, Ricardo Vallejo.

O Daily GNV permite uma redução de 84% da emissão do NOx, 25% menos CO2 e 96% menos material particulado, se comparado com um veiculo diesel Euro 3. “Nosso intuito é testar e comprovar a eficiência dos veículos movidos a combustíveis alternativos, seja para o transporte de carga ou para o transporte de passageiros”, afirma Fábio Nicora, engenheiro sênior de produto, responsável pela área de Inovação da Iveco. “Cada vez mais o Brasil segue o caminho que já é trilhado na Europa, onde a marca é referência no segmento”, conclui.

Daily GNV
O Daily 35C14G GNV é ideal para serviços de distribuição e logística urbana e traz vantagens que vão além das significativas reduções de emissão de gases de efeito estufa. Entre elas, está a diminuição de ruídos em seis decibéis em relação ao mesmo motor diesel. O Daily GNV permite uma redução de 84% da emissão do NOx, 25% menos CO2 e 96% menos material particulado, se comparado com um veiculo diesel Euro 3.

O modelo, que é um protótipo de veículo comercial leve alimentado a gás natural veicular, conta com um motor de ciclo Otto, quatro cilindros e 3 litros de cilindrada, que desenvolve uma potência máxima de 136 Hp e 350 Nm. O motor é alimentado com GNV que é armazenado em seis cilindros a uma pressão de 200 bar. A capacidade de gás armazenada permite uma autonomia de 350 km na aplicação urbana. O Daily pode ser abastecido em qualquer posto de combustível que tenha GNV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *