Entenda como funciona o consórcio de automóvel

Entenda como funciona o consórcio de automóvel imagens artigos Realiza Carboni15

O consórcio de automóvel é uma alternativa para aquelas pessoas que desejam adquirir um veículo por meio de uma modalidade financeira, em que não há juros. Antes de contratar, é importante entender como funciona o consórcio de automóvel.

Em primeiro lugar, você precisa procurar uma Administradora autorizada pelo Banco Central que disponibiliza consórcio de automóvel zero, seminovo e usado. De acordo com informações da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC, o consórcio de automóvel com mais de 4 milhões de participantes ativos.

Investimento a médio e longo prazo

O consórcio de automóvel se tornou muito popular por conta das parcelas flexíveis e a ausência de tarifas de juros. Além disso, não é necessário dar algum tipo de entrada, como nos financiamentos.

Mas é importante lembrar que o consórcio de automóvel é um investimento a médio e longo prazo. Ao contratar um plano, você não terá o bem no ato da assinatura. Você pode ser sorteado no primeiro mês ou no último, após anos.

Como funciona o consórcio de automóvel? Entenda como participar!

Após encontrar uma Administradora confiável como a Carboni, você pode realizar uma simulação para verificar qual será o valor da parcela a pagar, entre outras informações.

A partir da assinatura do contrato, o consorciado começa a pagar prestações mensais. O boleto chega na residência dos cotistas todos os meses. Nem contém terá informações sobre a data da próxima assembleia, os números contemplados por sorteio e lance da última assembleia e outros dados.

Eventualmente,  tantos as prestações quanto a carta de crédito podem ser reajustadas com base a índices de mercado. No caso de automóveis, o índice de base de reajuste é a tabela do fabricante do modelo do veículo indexado ao crédito contratado.

Contemplação e recebimento da carta de crédito

Ao participar de um grupo que selecionou um determinado modelo de carro, você pode ser contemplado por meio de sorteio ou lance nas assembleias. Os consórcios de automóveIS duram de 4 a 7 anos, em média.

 

Leia também: Consórcio automotivo, tudo o que você precisa saber

 

O sorteio é realizado por meio da Loteria Federal ou assembleias de contemplação e todos os consorciados podem participar sendo elegíveis a contemplação, desde que estejam em dia com o pagamento de suas parcelas. A contemplação por lances é definida de acordo com os critérios de cada Administradora.

Os contemplados vão receber uma carta de crédito no valor estabelecido no contrato, com os reajustes.

Liberação do crédito

Após a contemplação e confirmação dos sorteios e lances, o consorciado é informado via seu representante de vendas e toda documentação de análise de crédito é solicitada para início do trâmite para liberação do crédito da cota. Vide maiores detalhes no documento guia do contemplado.

Uso da carta de crédito

Ao ser contemplado, você vai poder escolher o automóvel em alguma concessionária, comunicar a Administradora que vai cuidar de todo processo para efetuar o pagamento do bem. Entre outras palavras, você não recebe o dinheiro em mãos, mas sim a carta de crédito contemplada que lhe possibilita a aquisição do bem aprovado pela administradora.

É importante que você entenda, que a carta de crédito de um consórcio de automóvel permita que você compra um veículo, seja ele novo, seminovo ou usado. Você não pode por legislação adquirir outros tipos de bens imóveis com sua carta de crédito e automóveis.

Com a carta de crédito em mãos, é possível negociar junto a concessionária, pois o pagamento é a vista. Portanto, você poderá solicitar descontos ou acréscimos de acessórios no automóvel.

Uso do saldo

Caso, você adquira um automóvel mais barato do que o valor da carta de crédito, é possível que você utilize a sobra utilizar para amortizar ou quitar as prestações restantes.

Além disso, a carta também pode contemplar o pagamento de outros serviços e periféricos ligados a aquisição do bem tais como despachantes, seguros e acessórios quando aprovados pela administradora.

Ficou interessado? Faça uma simulação agora na Carboni e contrate o melhor plano para a aquisição do seu automóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *