Todos estão sujeitos a imprevistos, seja na esfera pessoal ou no campo profissional. A residência pode ser assaltada, um prédio comercial pode ser atingido por raios causando danos a estrutura. Esse e outros tipos de prejuízos podem acontecer tanto com imóveis residenciais quanto comerciais.
Para proteger esses bens há diversos tipos de seguros imobiliários: residencial, aluguel, condomínio, habitacional e comercial.
Conheça a diferença entres eles.
Seguro Residencial
O seguro residencial é voltado para proteger a estrutura e conteúdo de casas e apartamentos, seja ela de madeira, alvenaria ou mista. O seguro residencial pode ser feito em moradia habitual ou de veraneio, no meio urbano ou rural.
As coberturas básicas incluem danos contra queda de raios, explosões e incêndios. Já as adicionais incluem danos elétricos, vidros, causas naturais (vendaval, tornado, etc), roubo/furto, responsabilidade civil, entre outras, dependendo da necessidade de cada segurado.
Em resumo, o seguro residencial cobre danos físicos ao imóvel em si e bens do segurado. É considerado um dos seguros com melhores custo-benefício do mercado de seguridade.
Seguro aluguel
Também é conhecido como seguro fiança ou fiança locatícia. É o seguro criado para substituir a presença do tradicional fiador ou depósito de aluguel.
O seguro aluguel é a garantia que o proprietário do imóvel (locador) vai receber o aluguel e outras obrigações contratuais em caso de inadimplência por parte do inquilino (locatário).
Esse seguro é contratado junto a locação do imóvel pelo locador, que será o segurado. Cabe ao locatário pagar o seguro aluguel.
O seguro aluguel pode ser feito para imóveis residenciais e comerciais. A contratação pode incluir o prazo de locação que consta no contrato ou uma apólice anual, independente quando começa a inadimplência.
O seguro fiança pode incluir além do pagamento do aluguel, coberturas adicionais como impostos, assistência 24 horas, despesas com condomínio e judiciais.
Para o locador, o seguro fiança oferece uma proteção e uma garantia maior de que ele irá receber o aluguel devido. Já para o locatário, ele precisa se preocupar em achar um fiador ou fazer um depósito imediato de pelo menos 3 vezes o valor de aluguel. O seguro possui um parcelamento mais extenso.
Seguro condomínio
A Lei exige que todos os condomínios, sejam eles comerciais, residenciais, ou mistos tenham seguro obrigatório.
A cobertura básica do seguro condomínio abrange explosões, queda de raios e incêndios. Mas coberturas adicionais semelhantes à do seguro residencial também podem ser contratadas como: roubo/ furto, desmoronamento, danos elétricos e outros.
O seguro condomínio leva em consideração a destruição parcial ou total da estrutura e da construção. Embora seja similar à do seguro residencial, o seguro condomínio protege apenas as áreas comuns, danos a terceiros nessas áreas e bens do próprio condomínio.
Por exemplo, qualquer sinistro ocorrido somente numa unidade do condomínio deve ser coberto pelo seguro residencial, caso a unidade o tenha. Por isso, os dois seguros são complementares.
Seguro habitacional
Normalmente, o seguro habitacional e o seguro residencial são confundidos. No entanto, eles possuem objetivos diferentes.
O seguro habitacional é voltado para a quitação do financiamento do imóvel. Também é outro seguro obrigatório e exigido por lei quando a aquisição do imóvel é feita pelo SFH- Sistema Financeiro de Habitação.
Leia também: Por que fazer um seguro de imóvel vai te fazer ficar mais tranquilo
Esse seguro é contratado pela instituição financeira responsável pelo financeiro. Ele está incluso junto as parcelas e será utilizado para quitação do financiamento, em caso de invalidez permanente ou morte do mutuário.
O seguro habitacional oferece uma maior tranquilidade a todos dependentes do mutuário que não terão essa dívida para quitar e não vão ficar sem a residência.
Além disso, o seguro habitacional também cobre danos físicos ao imóvel como: desmoronamento parcial ou total, inundação, queda de raio, destelhamento, explosão, incêndio e alagamento.
Seguro empresarial
O seguro empresarial é voltado para empresas de pequeno, médio ou grande porte. Esse seguro pode ser contratado por prestadoras de serviço, empresas comerciais e indústrias.
O principal objetivo do seguro empresarial é proteger toda a estrutura do imóvel, seu conteúdo (bens patrimoniais, valores, etc) e responsabilidade civil, em virtude de acidentes e imprevistos com os colaboradores e funcionários durante o horário de trabalho.
As coberturas (básicas e adicionais) e o valor das indenizações vão alterar conforme cada tipo de empreendimento e sua necessidade específica.
Entre em contato com a Carboni Consórcios para conhecer nossos planos sobre os diversos tipos de seguro para imóvel. Temos certeza que você encontrará um produto que se enquadra em seus objetivos!