Como funciona o seguro para imóvel?

Como funciona o seguro para imóvel? Como funciona o seguro para imovel 1

Embora não seja tão popular quanto o seguro de automóvel, o seguro para imóvel está crescendo no Brasil. É possível proteger o bem contra quedas de raios, roubos, incêndios, enchentes e outros danos.Por isso é importante entender como funciona o seguro para imóvel

De acordo com as informações da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, somente 15% dos lares no Brasil têm seguro para imóvel.

As coberturas variam de seguradora para seguradora, mas em geral, a proteção contempla a estrutura, encanamento, fiação, e alguns bens no imóvel.

 

Coberturas básicas do seguro para imóvel

Em geral, as coberturas básicas são contra incêndio, queda de raios e explosões.

Incêndio: A seguradora vai pagar indenização quando o fogo se espalha pela residência e destrói imóveis e paredes. Caso um eletrodoméstico tipo micro-ondas pega fogo e as chamas não se espalham, o segurado não pode acionar o seguro.

Queda de raios: Caso um raio caia sobre o imóvel e danifique a estrutura (teto, chão ou parede) ou até mesmo pegue fogo, o seguro poderá ser acionado. Caso o raio queime apenas um aparelho eletroeletrônico ou eletrodoméstico, não haverá reembolso.

Explosão: Qualquer tipo de explosão causada por curto-circuito, panela de pressão e gás de cozinha que destrua partes do chão, paredes ou teto.

 

Como funciona o seguro para imóvel, coberturas adicionais

As coberturas adicionais, como o próprio nome diz, são coberturas que podem ser contratas mediante um valor aditivo.

Cada item selecionado das coberturas adicionais, o valor do seguro será aumentado. O objetivo primordial das proteções adicionais é garantir que o imóvel fique ainda mais protegido levando em consideração o perfil do segurado, localização da residência, entre outras informações.

As principais coberturas adicionais são:

Roubo/Furto: O furto é quando ocorre apropriação de um ou mais bens sem a presença do dono do imóvel ou sem uso de qualquer violência. Já o roubo é quando há o uso de violência psicológica, física contra a o dono do imóvel. Por exemplos, ladrões entrarem numa residência e amarrar os moradores para roubarem. É necessário que o segurado faça um inventário de todos os bens dentro do imóvel.

Espelhos e vidros: Reembolsa a quebra de espelhos e vidros de janelas, divisórias e portas.

Danos elétricos: Contempla danos na fiação e perda de eletrodomésticos e eletroeletrônicos por conta de raios ou outros tipos de problemas.

Vendaval e tornado: Quando a região tem incidência desses fenômenos da natureza e há danos parciais e totais na estrutura do imóvel por conta disso.

Impacto de veículos: Em avenidas ou ruas muito movimentadas, essa cobertura abrange batida de veículos no imóvel.

Inundações e alagamentos: Danos por conta de alagamentos e inundações por conta de rompimento de reservatórios, ou chuvas torrenciais.

 

Em algumas seguradoras em que é possível realizar coberturas adicionais sobre determinados bens como: obras de arte, moedas, joias, metais e pedras preciosas.

Há alguns danos e acontecimentos que não são cobertos pelo seguro para imóvel, por exemplo:

  • Rebelião
  • Erupção vulcânica
  • Comoção civil
  • Lucros cessantes
  • Queimadas em zonas rurais
  • Guerras

 

Assistência 24 horas

Além das coberturas básicas e adicionais, as seguradoras oferecem assistência 24horas em casos emergenciais. Os principais serviços inclusos são de: chaveiro, retirada de entulho, encanador, vidraceiro, troca de lâmpadas, cobertura de telhado provisória, entre outros.

Cada seguradora define quais serviços serão inclusos nessa assistência.

 

Franquia do seguro para imóvel

A franquia é um valor percentual que o segurado paga quando ocorre algum sinistro.

No caso de seguro para imóvel, as coberturas básicas estão isentas de franquias. Mas nas coberturas adicionais, a franquia será cobrada quando o valor do prejuízo ultrapassar o seu valor.

Por exemplo, a importância contratada para uma cobertura adicional contra danos elétricos foi no valor de 10 mil reais e a franquia para este item é de hum mil reais. Se o prejuízo foi no valor de 8 mil reais, o segurado paga a franquia e a seguradora fará a indenização do prejuízo.

 

Como solicitar a indenização do seguro para imóvel

Quando ocorre qualquer tipo de sinistro no imóvel previsto no seguro contratado, o segurado deverá entrar em contato com a seguradora para abrir o processo e receber todas as orientações necessárias para receber a indenização.

 

Leia também: Por que fazer um seguro de imóvel vai te fazer ficar mais tranquilo

 

Em média, a indenização deverá ser paga em até 30 dias após o envio de toda documentação exigida pela seguradora.

 

Entre em contato com a Carboni Consórcios para conhecer nossos planos para o seguro para imóvel. Temos certeza que você encontrará um produto que se enquadra em seus objetivos!  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *