Na trilha da consagrada Daily 35S14, referência nos Leves e líder há mais de 10 anos no segmento de chassi cabine no mercado brasileiro, a IVECO apresenta a versão 30S13, chassi cabine e furgão, que foi projetada para atender o transporte de cargas fracionadas, como o e-commerce, comerciantes e empreendedores.
Compacto, já consagrado na Europa e mais adequado a ciclos urbanos, o F1A, de 2,3 litros, entrega 130 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 320 Nm de 1.800 rpm a 2.500 rpm, com injeção Common Rail de última geração e sistema EGR, que dispensa o uso de Arla 32. Para o IVECO Daily City, recebeu novas calibrações de potência e transmissão, obtendo ganho em desempenho e menor consumo de combustível.
O F1A do IVECO Daily City utiliza correia dentada com duplo comando de válvulas no cabeçote. Essa formatação gera leveza ao motor, bem como a redução do nível de ruído. O motor dispõe de quatro válvulas por cilindro, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção, e sistemas de admissão de ar avançado. A distribuição de potência e torque é feita de maneira inteligente para que o desempenho e a economia de combustível ocorram em qualquer situação.
O sistema EGR recircula os gases de escape, sendo a solução mais adequada para os veículos comerciais leves atendendo todos limites estabelecidos pelas normas de controle de emissões conforme Proconve L6/Euro 5. Em termos econômicos, por não requerer a utilização do Arla 32, associada ao baixo consumo de combustível, torna o custo operacional do motor um dos mais baixos da categoria. O turbocompressor é configurado para minimizar o consumo e proporcionar resposta imediata na aceleração.
FICHA TÉCNICA
Motor FPT F1A
Cilindrada total: 2.3L
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Ciclo: Diesel – 4 tempos
Combustível: Diesel
Potência máxima do motor: 130 cv a 3.600 rpm
Torque máximo do motor: 320 Nm de 1.800 rpm a 2.500 rpm
Tipo de aspiração: Turbocompressor com Intercooler
Tipo de turbo: WG – Wastergate
Tipo de comando de válvula: DOHC
Sistema de injeção: Bomba de alta pressão Bosch/CP1H
Capacidade do cárter 4,3L
Bloco do motor (Material): Ferro fundido
Cabeçote (Material): Alumínio
Peso drenado: 222kg
Eixo traseiro NDA-SW
Tipo de eixo: traseiro simples
Peso bruto do eixo: 2,45 ton.
Peso bruto do veículo: 3,5 ton.
Peso bruto combinado (Reboque): 7 ton.
Tipo de pinhão: helicoidal
Diâmetro da coroa: 225 mm
Range relação coroa/pinhão: 2,92 – 5,63
Máximo torque de entrada (Fadiga): 1000 Nm
Máximo torque de entrada (Pico curta duração):4000 Nm
Tipo de suspensão: feixe de mola/ar
Capacidade de lubrificante no diferencial: 1,35L
Tipo de freio: disco com ABS
Diferencial blocante: não disponível
Peso do eixo completo: 128 kg