Essa solução em acessibilidade foi lançada globalmente pela CNH Industrial e pela Iveco Bus em 2016, no Brasil, oferecendo a todas as pessoas a bordo do veículo as mesmas condições de conforto e segurança.
O sistema de acessibilidade posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro, com necessidades especiais, embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
As 900 unidades representam a maior entrega realizada no mundo, de veículos com acessibilidade através de DPM. O primeiro lote foi entregue na cidade de Patos de Minas, na região do Triângulo Mineiro. Os ônibus farão parte da frota de municípios mineiros e irão transportar alunos de escolas públicas.
Os ônibus, baseados no chassi 70C17 (CityClass, WayClass e SoulClass), e no chassi 150S21 (SeniorClass), se destacam pelo conforto, acessibilidade e inclusão para os ocupantes. O SoulClass foi o primeiro micro-ônibus inclusivo do Brasil.
“O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel”, afirma Humberto Spinetti, diretor da Iveco Bus para a América Latina.
“Nossos veículos contribuem para que os estudantes possam se deslocar com conforto e sem constrangimento. Isso possibilita maior capacidade de transporte para as prefeituras, com o menor custo por aluno. Temos a tecnologia e, principalmente, o desejo de colaborar por um transporte mais justo”, completa Spinetti.
Os veículos negociados com governo de Minas Gerais são projetados para rodar em ambientes urbanos e rurais mantendo o bem-estar e a segurança a bordo. “Essa negociação foi realizada por meio de uma licitação estadual e tem o objetivo de proporcionar transporte de qualidade na rede de ensino do estado”, afirma Renato Perrotta, gerente de vendas ao governo da Iveco.