Consórcio ou financiamento: qual é o melhor?

Consórcio ou financiamento: qual é o melhor? 4 COnsorcio ou financiamento 2

Qualquer brasileiro que está planejando comprar uma casa ou um carro pode pensar em duas alternativas: consórcio ou financiamento. Essas são opções tradicionais para aqueles que não possuem capital suficiente para quitar os valores imediatamente.

A decisão por uma ou outra modalidade deve levar em conta diversos fatores. Depende do espaço de tempo que o cidadão almeja aguardar. Além disso, é preciso avaliar também a quantia que se pode arcar para tornar o seu sonho em realidade.

Conceito de consórcio

O consórcio é uma espécie de poupança, investimento e compra de bens a partir da junção de indivíduos. Este é um modelo indicado para quem não tem pressa em adquirir uma residência ou um veículo.

Vale salientar que o consórcio é gerido por uma administradora. Esse empreendimento possui uma carta de crédito liberada. A partir daí, você pode efetuar a compra ou seguir pagando as parcelas até quitar totalmente.

 

Conceito de financiamento

O financiamento é um tipo de compra parcelada. Nessa situação, o preço é distribuído de maneira igualitária a partir de um tempo determinado por contrato.

Nesse negócio, há a cobrança de taxas e juros. No financiamento atual, a pessoa financia a aquisição de uma propriedade ou um carro e/ou moto. E, a partir daí, existe a necessidade de continuar pagando até liquidar o preço de sua dívida com a agência bancária.

 

Consórcio ou financiamento: conheça a forma de pagamento

A quantia muda de uma empresa para outra. Isso acontece porque cada empreendimento pode definir uma taxa a ser praticada. Assim como as mensalidades que também alteradas no consórcio. Dessa forma, essa modificação obedece aos requisitos impostos no contrato.

Já o financiamento pode ou não ser obtido pelo cliente. Afinal, o banco conta com diversas exigências e pode facilitar e/ou dificultar essa liberação de recursos. Normalmente, as financeiras demandam que o cidadão possua, ao menos, 20% da quantia correspondente ao valor do bem.

Taxas e os juros praticados

Consórcio

O consórcio não conta com juros, apenas um valor referente à administração. Esse encargo é inferior aos valores exigidos no financiamento, como taxa de administração, fundo comum, seguro e fundo de reserva.

 

Taxa de administração

A quantia serve para compensar a realização do trabalho.

 

Fundo comum

Recursos são usados para compor um fundo vinculado à compra da propriedade ou veículo.

 

Fundo de reserva

Quantia é usada como “um escudo de proteção” para o andamento do grupo.

 

Seguro

Quando acionada, esta é a quantia ideal para assegurar a quitação das mensalidades. É uma ação indispensável em eventual falecimento ou desistência do interessado.

 

Financiamento

Em comparação, o financiamento opera com juros e taxas variadas. Geralmente, os juros têm como base dois fatores: SAC e a Tabela Price.

 

SAC

Vale salientar que a amortização se sucede de forma contínua. Assim, o valor que o banco lhe repassou vai caindo aos poucos. Desse modo, o valor das mensalidades acaba diminuindo com o passar do tempo.

 

Tabela Price

Os pagamentos são consecutivos e formados por juros, além de uma cota de amortização. Esses valores variam ao longo do financiamento.

 

Benefícios do consórcio ou financiamento

Consórcio

1 – Não existe obrigação de arcar com entrada nem com pagamento de juros.

2 – Há variedade de prazos e modalidades de créditos à disposição.

 

Financiamento

1 – Dinheiro disponível em um curto espaço de tempo. Caso a operação seja autorizada, a liberação da quantia é realizada prontamente.

Fica evidente que as pessoas podem escolher entre o consórcio ou financiamento para comprar a casa ou trocar de carro, mas, essa decisão precisa ser muito bem planejada quando se necessita efetuar a compra à vista. Por isso, ambas as modalidades têm vantagens dependendo do caso.

Afinal, é uma escolha que vai impactar de modo direito na sua capacidade financeira, bem como no seu estilo de vida. A questão demanda o período que você pode aguardar e o quanto pode pagar para concretizar esse objetivo.

Reflita bem antes de tomar a sua resolução e consulte a Carboni Corretora de Seguros e Consórcios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *