Entenda os benefícios do consórcio de automóveis de maneira transparente

Entenda os benefícios do consórcio de automóveis de maneira transparente 5 Quais os riscos de fazer um consorcio de automoveis 2

Muita gente procura investir dinheiro em consórcio de automóveis. Boa parte das pessoas acumulou dinheiro durante anos para poder participar de um negócio como esse. Porém, é verdade também que milhares de pessoas são enganadas porque confiam em más administradoras.

Analisar o mercado de administradoras é fundamental para consórcio de automóveis

O mercado de consórcio de automóveis é amplo e plural. O cenário contempla duas esferas: uma micro e outra macro. Na pequena, as administradoras de menor porte (mas não menos qualificadas), disputam a atenção das pessoas com rendas baixas e médias.

Às vezes, boa parte dessas administradoras de pequeno porte alcançam também gente com alto poder econômico. Essas pessoas mais abastadas financeiramente veem nas pequenas administradoras mais transparência.

Não são todas as administradoras que incorporam altas taxas em seus serviços. No entanto, nem sempre as grandes administradoras correspondem às demandas das pessoas de renda média e baixa.

De qualquer modo, há mercado para todos os interessados, e a entrada nos consórcios variam de acordo com cada administradora. Além disso, muitas administradoras abrem margens para negociações com seus clientes.

É um caminho interessante, principalmente para quem precisa de uma força na redução do preço de entrada.

A escolha por uma administradora para fechar um consórcio de automóveis pode ser feita de diversas formas. Normalmente, os clientes chegam até as administradoras através da indicação de amigos e parentes ou por avaliações de especialistas.

De todo o modo, é necessário conhecer cada uma delas. O conhecimento é fundamental para o consumidor não ser enganado.

Isso parece ser desinteressante para quem está procurando um bom consórcio de automóveis. Porém, é necessário mostrar a realidade dos fatos.

Em uma perspectiva mais crítica, é evidente que algumas administradoras fazem muitas promessas. Sabendo vender e convencer, há aquelas que acabam enganando ou omitido muita informação.

 

Desilusão e promessas enganadoras

Não é certo afirmar que uma pessoa dificilmente será contemplada em um consórcio de automóveis. Esse mercado é movido pelo contrário disso: as chances do consórcio dar certo.

No entanto, há algo que realmente torna o consórcio uma desilusão: as promessas infundadas de algumas administradoras. Um exemplo deixa claro como essas promessas se manifestam no dia a dia dentro de algumas administradoras.

O interessado num consórcio procura uma administradora. Ele conta com recursos financeiros suficientes para concorrer com os demais interessados. Da sua parte, a administradora mostra os planos, os valores, as taxas e como funciona o sistema de contemplação.

O perigo para o cliente está neste contexto. Na realidade, na falta de contextualização parte de algumas administradoras. Lembrando que as administradoras não devem ser encaradas como inimigas. Por isso, as menções aqui servem como orientação para que o cliente não seja enganado.

Nessa perspectiva, algumas administradoras fazem promessas exorbitantes de contemplação. Dizem que os clientes serão contemplados com um veículo em poucas semanas ou meses. Em muitos casos, isso pode ser até verdade.

É importante observar que as administradoras precisam comprovar, justificar, esse tipo de promessa, explicando aos clientes quais são as reais chances de contemplação.

No exemplo relatado acima, o cliente provavelmente sairá da administradora com muita expectativa. Nos primeiros meses ele até entende que a contemplação pode demorar um pouco para acontecer.

Porém, quanto mais o tempo passa e a contemplação não chega, a pessoa vê o consórcio como um negócio ruim. No entanto, o consórcio de automóveis não é ruim. Na verdade, é um excelente investimento.

O mau negócio foi estabelecido pelas más administradoras, através de promessas que fogem da realidade do mercado.

Informação é tudo num consórcio de automóveis

Para fugir de situações constrangedoras, o interessado em consórcio de automóveis precisa fazer três coisas.

  • A primeira é conhecer bem as administradoras, como descrito na primeira parte do texto.
  • A segunda é avaliar a reputação delas e exigir as justificativas das promessas. Conversar com pessoas que já foram contempladas ou não também ajuda o interessado.
  • A terceira é exigir todas as informações das administradoras. As informações devem ser claras, objetivas e contextualizadas. Nada de omissões ou falta de transparência.

Entre em contato com uma administradora idônea, que apresenta a realidade do consórcio de automóveis: a Carboni Corretora de Seguros e Consórcios, que está à sua disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *