Quero comprar uma casa: o consórcio de imóvel é uma boa alternativa?

Quero comprar uma casa: o consórcio de imóvel é uma boa alternativa? 6 QUero comprar um imovel 1

Milhares de pessoas sonham ter uma residência ou investir num imóvel comercial ou industrial. Outras pessoas compartilham da ideia de contar com mais de um imóvel em seus nomes. Embora as motivações sejam diferentes, boa parte dessas pessoas acabam procurando um consórcio de imóvel para investir.

As vantagens do consórcio de imóvel

Quem contrata um consórcio imobiliário ou consórcio de imóvel tem em mãos algumas vantagens interessantes. Na realidade, as vantagens começam antes mesmo de fechar o contrato.

As opções em planos são tão variáveis que é preciso analisar bem cada uma e verificar suas potencialidades. Nesse caso, é fundamental também pedir o esclarecimento em inúmeros pontos que podem qualificar ainda mais o consórcio. O cliente tem ao seu dispor muitas opções e informações. Resta saber escolher e investir. As vantagens do consórcio de imóvel reúnem, basicamente, os seguintes pontos.

A primeira vantagem é a ausência de juros

Isso acontece porque, no final do consórcio, o cliente paga o valor determinado no início, sem juros. Na prática, isso funciona da seguinte maneira: em primeiro lugar, o crédito da cota é parcelado. O prazo de parcelamento corresponde ao tempo de pagamento do plano. Segundo: os clientes criam um saldo de caixa para beneficiar os integrantes durante a vigência do grupo. Isso acontece mediante o pagamento das parcelas.

Parcelado 100%

A segunda vantagem do consórcio de imóvel é que ele pode ser 100% parcelado. Isso pode ser entendido também que não é necessário pagar um valor de entrada, o que difere do financiamento habitacional.

Terceira vantagem

A terceira vantagem é o poder de compra presente no consórcio de imóvel. Comumente, o valor do crédito passa por atualizações durante o prazo do grupo. Ao ser contemplado, o cliente conta com seu poder de compra em mãos, independentemente da data que ocorreu o sorteio. Com isso, os ganhos em negociação tendem a aumentar.

Flexibilidade

A quarta vantagem do consórcio é a flexibilidade da carta de crédito. De modo resumido, a carta de crédito é o documento encaminhado ao consorciado assim que sorteado. Na carta, é repassado ao cliente o valor integral da compra do imóvel e o valor que foi investido todos os meses.

A flexibilidade do consórcio ajuda no planejamento a médio prazo ou por um período mais longo, dependo do consórcio escolhido. Todos os meses, o grupo que realiza as assembleias se reúne. Além de contar com a opções do sorteio, o interessado no imóvel pode dar um lance de compra final.

Assim, basta aplicar os recursos pessoais e disputando a carta de crédito do mês para levar o imóvel. Além disso, caso o lance não for contemplando, o dinheiro investido irá servir para a concorrência na assembleia seguinte.

Aumento de patrimônio

A quinta vantagem é a do aumento do patrimônio. Independentemente das mudanças de mercado, o investimento no consórcio de imóvel ajuda a aumentar o patrimônio. Os benefícios ficam ainda mais interessantes se houver uma valorização nos preços após a contemplação.

Vale acrescentar, ainda. uma dica para quem está pensando entrar num consórcio de imóvel e tem receio. Antes de escolher o contrato para investimento reavalie a renda familiar.

O planejamento de acordo com a renda família auxilia no investimento correto em um bom consórcio de imóvel. Equilibrar esses dois lados (planejamento e renda familiar) passa ainda por avaliar despesas ou lucratividade acima da média no futuro.

O importante é planejar as contas de maneira objetiva e transparente, aplicando o dinheiro de modo correto em consórcio de imóvel.

A Carboni Corretora de Seguros e Consórcios tem o melhor para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *