Entenda como planejamento e sorte andam lado a lado no consórcio imobiliário

consórcio imobiliário

O sonho de ter a casa própria é idealizado por milhões de brasileiros. Atualmente, existem muitas opções de investimento em diversos tipos de propriedade. Ao mesmo tempo, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual investimento é o mais rentável. Nesse paradigma, o consórcio imobiliário surge como uma alternativa satisfatória.

 

Como funciona o consórcio imobiliário e as formas de pagamento

De modo resumido, um consórcio imobiliário é a reunião de diversas pessoas que têm interesse em comprar imóveis. Nesse sistema, cada pessoa do grupo paga parcelas para uma administradora. Esta, por sua vez, é a responsável por realizar o gerenciamento do dinheiro.

No momento em que os consorciados pagam as parcelas e o grupo atinge um determinado valor de saldo, uma pessoa do grupo é sorteada. Na realidade, o termo mais empregado neste tipo de situação é “contemplada”.

A pessoa pode ser contemplada rapidamente no sorteio, ou demorar alguns meses ou anos para que isso ocorra. Tudo vai depender do planejamento do consorciado que pode utilizar de lances para agilizar a contemplação.

Além disso, o número de pessoas envolvidas nas negociações e no sorteio também influencia no consórcio imobiliário. Vale considerar nesse contexto que o consórcio imobiliário representa um investimento a médio e longo prazo.

Quem está interessado em consórcio imobiliário deve, primeiramente, procurar uma administrada para conhecer os planos e ingressar em um grupo.

No entanto, antes de investir neste tipo de negócio, as pessoas devem conhecer a reputação das administradoras. Nesse caso, vale fazer pesquisas na internet e conversar com pessoas que já participam de consórcio imobiliário.

Além disso, os interessados devem conhecer os valores das parcelas. Esses valores são pagos mensalmente à administradora, normalmente via boleto. As administradoras informam ainda quantas pessoas participam do consórcio e quantas foram contempladas no último mês.

 

Valores e regras financeiras

Uma das dúvidas que muitas pessoas têm é sobre que há juros nos valores pagos mensalmente no consórcio de imóveis. Na verdade, não há juros nos valores. Porém, como mencionado, as pessoas que participam do consórcio pagam uma taxa à administradora.

Esse valor pago às administradoras varia de acordo com o contrato com a administradora. As pessoas que irão investir em consórcio imobiliário devem conhecer esses pormenores antes de entrar no grupo.

Além disso, a taxa paga pelas administradoras podem ter reajustes anuais. Há diversos fatores que levam ao aumento da taxa.

Um desses fatores, por exemplo, é o aumento no valor dos preços de materiais de construção. Em outras palavras, a movimentação do mercado imobiliário pode alterar o valor da taxa paga à administradora.

Caso o pagamento das parcelas ficar atrasado, existem cobranças de juros e de multa. O valor da multa e dos juros são determinados no contrato.

Caso ocorra o atraso por diversos meses, por exemplo, a pessoa é excluída do grupo de consórcio. Se a pessoa, for contemplada e deixar de pagar, a administradora entra com uma ação judicial para requerer o imóvel.

Há três soluções se pessoa não conseguir arcar com as parcelas:

1) Investir em outro bem mais barato e sorteado pela administradora;

2) Passar a participação no consórcio para um terceiro;

3) Solicitar a exclusão no grupo e pagar uma multa. Neste último caso, o dinheiro investido retorna para a pessoa.

 

Sorteio e contemplação

Há duas formas de ser contemplado: no sorteio mensal ou dando lances. Com os lances, é contemplado com a casa a pessoa que oferecer a quantia mais alta.

Em outras palavras, ocorre um leilão no consórcio imobiliário. As pessoas não são contempladas no lance podem pedir o dinheiro de volta ou abater a quantia nas parcelas.

Os sorteios do consórcio são mensais, mas o número de sorteios varia para cada administradora. Além disso, o número de sorteios está relacionado ao número de participantes do consórcio.

Após a contemplação, a pessoa continua pagando as parcelas.  Isso ocorre até que todas as pessoas do grupo sejam contempladas com o imóvel fechando o ciclo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *