Entenda por que o consórcio de imóveis está entre as principais formas de investimento do brasileiro

consórcio de imóveis

O investimento em imóveis é a segunda forma de investimento favorita entre os brasileiros, ficando atrás somente da poupança. As informações são referentes ao estudo elaborado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Para muitas pessoas, esse tipo de ação só acontece por causa da alternativa do consórcio de imóveis.

A possibilidade é vantajosa para quem não necessita de retorno imediato e também não está carecendo do imóvel urgentemente. Lembrando sempre que o cidadão ainda pode ter a sorte de ser beneficiado no início.

Vale salientar que o investimento em imóveis com essa modalidade é útil para quase todo mundo. É um negócio benéfico tanto para aqueles que já contam com experiência em investimento quanto entre aqueles que não tem costume de economizar.

Isso quer dizer que até mesmo as pessoas que não são tão habituadas a poupar podem se adaptar bem. Afinal, o investimento em imóveis se transforma em um compromisso mensal e demanda esse cuidado. Algo indispensável para aqueles que possuem problemas para obter o autocontrole.

 

Diferencial da modalidade de consórcio de imóveis

Das formas de investimento em móveis mais acessíveis nos dias de hoje, os consórcios já são vistos como personagens importantes do ramo. Isso porque alcançaram o status de ativos financeiros com a possibilidade de variar as carteiras de negócios.

Em um período de falta de crédito para população, as cartas são perseguidas por brasileiros que almejam ter a sua casa própria. Mas, não para por aí! Quem também deseja promover uma reforma ou até mesmo trocar uma linha cara e obter uma maneira de crédito muito mais econômica.

Isso porque o índice do financiamento habitacional gira em torno de 11% a 7,8% por ano no território nacional. Em comparação, os consórcios contam com taxas de gestão que variam de 17% a 26% no tempo total do plano, uma grande vantagem. Além da cobrança de seguros e fundo de reserva.

Outro diferencial para quem escolhe fazer o investimento em imóveis com consórcio se refere ao preço da carta. Afinal, essa quantia passa por ajuste ano após ano com base no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Portanto, a capacidade de aquisição é conservada até o instante do sorteio.

 

Como fazer o investimento em imóveis através de consórcio?

Desta maneira, as cartas de consórcio se transformam em um empreendimento bastante favorável para os brasileiros que buscam pela casa própria. Isso tudo em função de uma linha com o Custo Efetivo Total (CET) inferior ao que é achado nas agências bancárias.

E o investimento em imóveis através de consórcio também é ótimo para aqueles que pretendem vender. Pois é possível para taxar os ágios em cima das prestações já quitadas em até 124%, segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo.

Todavia, para que essa opção realmente compense para aqueles que apostam nessa modalidade, é preciso ter cuidado com os lances. Basicamente, o ideal é não realizar lances para obter o seu crédito de maneira precoce, mas comercializar as cartas.

Essa venda das cartas é extremamente rentável depois do pagamento de 30% a 40% da quantia total do seu crédito. É importante esclarecer que o lance de modo automático acaba com os lucros do sujeito. Isso porque são oportunizados pela alavancagem daqueles que estão adquirindo a carteira.

Sendo assim, um lance livre resulta, ao menos, em 50% da quantia do crédito. Algo que não vale muito a pena para o indivíduo que está disposto a adquirir essa carteira. Pois, ele ainda tem a opção de realizar um novo consórcio e efetuar um lance elevado quando bem entender.

Em função disto, a comercialização de cartas contempladas depois do pagamento de metade ou mais do preço se torna incomum. Com planejamento e organização, é possível efetuar investimento em imóveis através do consórcio e realizar o sonho da casa própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *