Seguro é tudo igual? Conheça os diferentes tipos de seguro no Brasil

Embora exista quem veja como uma perda de tempo e dinheiro, os seguros são indispensáveis para se proteger de imprevistos. Todavia, é muito comum não compreender detalhadamente como funcionam os seguros mais comuns no Brasil.
 
Além disso, muita gente também não percebe as distinções entre as variedades deste serviço e deixa escapar boas chances de se resguardar. Basicamente, o seguro é um contrato formalizado tanto entre uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica com uma companhia de seguros.
 
O cidadão que fecha negócio por um seguro arca com um valor, que recebe o nome de prêmio, para a seguradora. A partir daí, a seguradora se responsabiliza pelo perigo de prejuízos possíveis no que se refere o serviço acertado.
 
O serviço é fechado com a oficialização de uma apólice, que se refere a uma documentação para especificar cada acordo. Assim, a seguradora se responsabiliza em repassar uma quantia ao seu cliente em um eventual sinistro.
 
Vale salientar que o sinistro é a denominação para os mais variados problemas e imprevistos que são citados em uma apólice. Sendo assim, o valor do seguro e o risco levam em consideração inúmeros fatores.
 
 

Quais são os seguros mais comuns no Brasil?

 
Há diversos tipos de seguros a sua disposição no mercado nacional. No entanto, os brasileiros acabam por se concentrar em determinadas modalidades. Vamos conferir?
 
Seguro residencial
 
O seguro imobiliário tem o intuito de proteger a casa, apartamento ou propriedade de incêndios e desastres naturais, como enchente, granizo, etc. Esses são os sinistros mais habituais, todavia, dá para se adicionar outras coberturas para a sua residência.
 
É possível se proteger contra falhas elétricas e furtos. Até serviços de seguro que disponibilizam assistência técnica 24 horas para consertar problemas com equipamentos domésticos. Como a residência é normalmente o principal bem de um cidadão, a contratação deste seguro sempre vale a pena.
 
Seguro de vida
O seguro de vida repassa uma quantia aos parentes diretos do cidadão em caso de falecimento devido a questões naturais ou acidentes. Dependendo do estilo de cobertura acertado, essa taxa também pode ser recuperada a partir de diagnósticos de invalidez temporária, irreversível e enfermidades graves.
 
Desta maneira, esse é um serviço que resguarda os familiares em uma eventual morte ou incapacidade do provedor. É uma forma de garantir uma estabilidade financeira em um período bastante complicado a família.
 
Seguro de carro / moto
Este é um dos seguros mais comuns no Brasil. Isso porque a chance de sofrer um acidente ou ter seu automóvel roubado é muito grande nos principais centros urbanos do país.
 
Boa parte dos contratos serve para incidentes mais simples, como, por exemplo, roubos e danos materiais. Só que você também pode requerer a proteção contra terceiro, para não precisa se preocupar com o conserto do veículo dos outros. Isso se você vier a entrar em um acidente de trânsito.
 
Seguro empresarial
Focado no segmento corporativo, esse serviço oferece proteção tanto para estabelecimentos comerciais quanto para empresas. Caso você administre uma companhia e um vendaval comprometa as suas instalações, o seguro empresarial vai lhe ressarcir.
 
Outros tipos de coberturas também estão a disposição do empreendedor e/ou empresário brasileiro nos dias de hoje. É essencial verificar exatamente a sua demanda no momento de assinar a apólice.
 
Essas coberturas acabam se transformando em uma segurança extra para conseguir fornecedores e parceiros e/ou até investir mais por conta própria.
 
Seguro viagem
 
Entre os seguros mais comuns no Brasil, o seguro viagem é bastante conhecido entre aqueles que costumam viajar para fora do país. O fato é que muitas nações somente permitem a entrada com a comprovação da contratação deste serviço.
 
Essa modalidade possui cobertura por falecimento e invalidez, impedindo que seja preciso arcar com atendimentos caríssimos no exterior. Outros serviços também fornecem auxílio em ocasiões como a perda da documentação ou dos seus pertences.
 
Hoje em dia, é essencial contar com alguns dos seguros mais comuns no Brasil. Isso porque as coberturas podem fazem toda a diferença em momentos complicados, mas que eventualmente surgem no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *