Sua casa própria está aqui, bem perto, ao seu alcance. Basta planejar

Sua casa própria está aqui, bem perto, ao seu alcance. Basta planejar artigo6

Comprar sua casa própria está nos seus planos de vida? A maior parte das pessoas responde esta pergunta com uma afirmativa e com um belo sorriso no rosto. A verdade é que a aquisição de um imóvel ocupa uma posição de destaque na lista de sonhos dos brasileiros. Mas como chegar lá? Como planejar a compra e cumprir o objetivo?
 
As questões acima citadas e outras tantas dúvidas ocupam a mente das pessoas quando o assunto é comprar um imóvel para chamá-lo de lar. Assim, vale a pena abordar o assunto e encarar a compra da casa própria com o máximo de planejamento e organização.
 
 

Planejamento é a alma do bom negócio

 
Pensar muito bem antes de dar o passo e comprar sua casa própria é fundamental. O primeiro ponto a considerar é como você pretende alcançar esse objetivo e qual o valor necessário para esse fim.
 
Assim, é importante saber se precisará poupar, financiar, contratar um empréstimo bancário ou consórcio. Inclusive, comprar sua casa própria pode demandar uma composição entre recursos próprios e de terceiros.
 
Quem dispõe de um determinado valor poupado e este é suficiente para a compra do imóvel, não precisará recorrer ao capital de terceiros. No entanto, a maior parte das pessoas não conta com um valor parcial ou total.
 
Desta forma, quem deseja adquirir o seu imóvel e ainda não tem recursos financeiros disponíveis necessita avaliar alternativas. Uma das formas mais interessantes de planejar e comprar sua casa própria é mediante a contratação de um consórcio.
 
 

Planejando o seu futuro com o consórcio

 
Para quem não conhece o consórcio imobiliário, vale a pena pensar no negócio como um grupo de pessoas que deseja comprar uma casa ou apartamento e ainda não tem recursos financeiros para essa missão.
 
Quando essas pessoas se unem e se organizam, elas contribuem com um valor em caráter mensal. Todas as pessoas que participam do grupo abonam valores iguais e assim, após um sorteio, alguma delas pode ser contemplada com o valor total para comprar sua casa própria a vista.
 
Uma boa observação a ser feita diz respeito a contemplação da carta para todos os participantes do grupo. Como se trata de um sorteio, muitas pessoas creem que alguns membros do grupo correm o risco de ficar sem comprar o imóvel.
 
No entanto, é importante desmistificar esta questão. Ao contribuir até o final do prazo do grupo, mais cedo ou mais tarde todos alcançam o objetivo. Inclusive, quem não for sorteado e pagar todas as parcelas, no final do processo conquista a carta de contemplação. Através dela, o consorciado pode comprar sua casa própria a vista.
 
 

Por que investir em um consórcio imobiliário?

Agora que você entendeu o que é um consórcio, veja algumas das principais características a considerar antes de fechar negócio.
 
Taxas e juros
 
Uma das principais questões a serem consideradas refere-se aos juros e taxas. É importante ressaltar que não há cobrança de juros sobre a quantia pretendida. Como não há inclusão de juros, as mensalidades acabam ficando mais baixas.
 
Contemplação
Uma das formas de ser contemplado (e a mais conhecida) é o sorteio. Essas instâncias ocorrem durante a realização de assembleias mensais e todos os participantes concorrem com igualdade de condições. Contudo, existe outra alternativa: o lance. Há três tipos principais:
 
1. Lance Fixo (entre os consorciados que oferecem lances fixos de 25%, o que oferece uma cota próxima a sorteada anteriormente recebe a carta).
2. Lance Livre (neste caso, a pessoa pode ofertar qualquer percentual de como lance, vence quem oferecer o maior valor).
3. Lance Embutido (nas duas opções acima o cliente pode optar por embutir 25% do seu lance, ou seja, dessa forma será feito amortização do saldo devedor).
 
Burocracia
 
Outro aspecto interessante é que a adesão ao consórcio é facilitada, uma vez que a análise de crédito costuma ser mais ágil e flexível. Em alguns casos, a tamanha flexibilidade possibilita que uma pessoa mesmo estando negativada consiga integrar um grupo de consórcio imobiliário.
 
 

Uso da carta de crédito para comprar sua casa própria

 
Independente da forma como a carta foi contemplada, ela pode ser usada para comprar o seu imóvel a vista. Como resultado do planejamento prévio, adesão ao consórcio e contemplação, o interessado em comprar um imóvel poderá negociar o preço, uma vez que será pago no ato da compra.
 
Como pode perceber, a aquisição de um imóvel, seja ele novo ou usado, não é um sonho difícil de realizar. Basta ter planejamento, organização e priorizar metas. Este é o seu caso? Então, pondere a integração a um grupo de consórcio e realize o sonho de comprar sua casa própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *