Comprar sua casa própria está nos seus planos de vida? A maior parte das pessoas responde esta pergunta com uma afirmativa e com um belo sorriso no rosto. A verdade é que a aquisição de um imóvel ocupa uma posição de destaque na lista de sonhos dos brasileiros. Mas como chegar lá? Como planejar a compra e cumprir o objetivo?
As questões acima citadas e outras tantas dúvidas ocupam a mente das pessoas quando o assunto é comprar um imóvel para chamá-lo de lar. Assim, vale a pena abordar o assunto e encarar a compra da casa própria com o máximo de planejamento e organização.
Planejamento é a alma do bom negócio
Pensar muito bem antes de dar o passo e comprar sua casa própria é fundamental. O primeiro ponto a considerar é como você pretende alcançar esse objetivo e qual o valor necessário para esse fim.
Assim, é importante saber se precisará poupar, financiar, contratar um empréstimo bancário ou consórcio. Inclusive, comprar sua casa própria pode demandar uma composição entre recursos próprios e de terceiros.
Quem dispõe de um determinado valor poupado e este é suficiente para a compra do imóvel, não precisará recorrer ao capital de terceiros. No entanto, a maior parte das pessoas não conta com um valor parcial ou total.
Desta forma, quem deseja adquirir o seu imóvel e ainda não tem recursos financeiros disponíveis necessita avaliar alternativas. Uma das formas mais interessantes de planejar e comprar sua casa própria é mediante a contratação de um consórcio.
Planejando o seu futuro com o consórcio
Para quem não conhece o consórcio imobiliário, vale a pena pensar no negócio como um grupo de pessoas que deseja comprar uma casa ou apartamento e ainda não tem recursos financeiros para essa missão.
Quando essas pessoas se unem e se organizam, elas contribuem com um valor em caráter mensal. Todas as pessoas que participam do grupo abonam valores iguais e assim, após um sorteio, alguma delas pode ser contemplada com o valor total para comprar sua casa própria a vista.
Uma boa observação a ser feita diz respeito a contemplação da carta para todos os participantes do grupo. Como se trata de um sorteio, muitas pessoas creem que alguns membros do grupo correm o risco de ficar sem comprar o imóvel.
No entanto, é importante desmistificar esta questão. Ao contribuir até o final do prazo do grupo, mais cedo ou mais tarde todos alcançam o objetivo. Inclusive, quem não for sorteado e pagar todas as parcelas, no final do processo conquista a carta de contemplação. Através dela, o consorciado pode comprar sua casa própria a vista.
Por que investir em um consórcio imobiliário?
Agora que você entendeu o que é um consórcio, veja algumas das principais características a considerar antes de fechar negócio.
Taxas e juros
Uma das principais questões a serem consideradas refere-se aos juros e taxas. É importante ressaltar que não há cobrança de juros sobre a quantia pretendida. Como não há inclusão de juros, as mensalidades acabam ficando mais baixas.
Contemplação
Uma das formas de ser contemplado (e a mais conhecida) é o sorteio. Essas instâncias ocorrem durante a realização de assembleias mensais e todos os participantes concorrem com igualdade de condições. Contudo, existe outra alternativa: o lance. Há três tipos principais:
1. Lance Fixo (entre os consorciados que oferecem lances fixos de 25%, o que oferece uma cota próxima a sorteada anteriormente recebe a carta).
2. Lance Livre (neste caso, a pessoa pode ofertar qualquer percentual de como lance, vence quem oferecer o maior valor).
3. Lance Embutido (nas duas opções acima o cliente pode optar por embutir 25% do seu lance, ou seja, dessa forma será feito amortização do saldo devedor).
Burocracia
Outro aspecto interessante é que a adesão ao consórcio é facilitada, uma vez que a análise de crédito costuma ser mais ágil e flexível. Em alguns casos, a tamanha flexibilidade possibilita que uma pessoa mesmo estando negativada consiga integrar um grupo de consórcio imobiliário.
Uso da carta de crédito para comprar sua casa própria
Independente da forma como a carta foi contemplada, ela pode ser usada para comprar o seu imóvel a vista. Como resultado do planejamento prévio, adesão ao consórcio e contemplação, o interessado em comprar um imóvel poderá negociar o preço, uma vez que será pago no ato da compra.
Como pode perceber, a aquisição de um imóvel, seja ele novo ou usado, não é um sonho difícil de realizar. Basta ter planejamento, organização e priorizar metas. Este é o seu caso? Então, pondere a integração a um grupo de consórcio e realize o sonho de comprar sua casa própria.