Tô com medo! Será que este é o momento ideal para comprar um imóvel?

Tô com medo! Será que este é o momento ideal para comprar um imóvel? artigo7

Comprar um imóvel não é uma decisão de um dia para o outro. Tampouco algo que deve ser feito sem planejamento financeiro. Esta é uma compra de alto valor e, por isso, requer sabedoria e estratégia.
 
Acompanhando as últimas notícias sobre política e economia, no Brasil, é possível acreditar que passamos por um dos piores momentos para comprar um imóvel. Mas, será que isso é realmente verdade?
 
 

Afinal, o momento da economia brasileira é bom para comprar um imóvel?

 
A resposta para essa pergunta não depende apenas do fator macroeconômico ou político. Há inúmeros outros fatores que devem ser colocados no papel para tomar essa grande decisão de vida.
 
Por exemplo, o seu momento pessoal: ele está propício financeiramente para comprar um imóvel ou não? Ou, ainda é possível pensar na localização, cidade, tipo de imóvel que irá investir e quais são os fins dele (moradia, aluguel, ponto comercial, etc.).
 
Outro ponto que deve ser colocado em cheque para comprar um imóvel é o seu sonho. Talvez você tenha trabalhado demais para isso, e desistir de um sonho irá gerar uma grande frustração. Apesar de estratégica, a compra de um imóvel também é emocional.
 
Mas vamos falar de números…
 
 

Como comprar um imóvel mesmo em momentos de crise?

 
Em momentos econômicos instáveis, como passa o Brasil, é um tanto perigoso entrar em qualquer prestação por um longo período. Isso porque, a compra passa a ser uma dívida (com juros) que pode ter desdobramentos negativos para o inadimplente.
 
Ao entrar em uma prestação com juros, em momentos de incertezas, o comprador do imóvel irá arriscar o seu próprio futuro financeiro e planejamento familiar. Trata-se de uma estratégia feita no escuro, sem a certeza que dará conta das prestações.
 
 

Então qual é a alternativa para comprar um imóvel?

 
Para quem deseja comprar um imóvel no momento atual, existem alternativas que tornam a compra mais segura e estável. E mesmo que o clima da economia mude, o comprador poderá ter um planejamento concreto de quanto irá pagar.
 
Isso é possível para compras parceladas sem acréscimo de juros. Sendo assim, um valor fixo é estipulado para o comprador pagar mensalmente. Facilitando o planejamento e a expectativa anual das despesas.
 
Com um valor fixo estipulado por determinado período de meses, ao comprar um imóvel a pessoa terá uma visão pré-programada sobre as parcelas. De tal maneira, é possível executar com maior facilidade cada pagamento, sem correr o risco da inadimplência.
 
A alternativa mais segura para o parcelamento sem juros de um imóvel é o consórcio. A estratégia é indicada para quem quer comprar um imóvel mas não tem o montante total. E, principalmente, para quem acredita que possui falta de disciplina financeira.
 
 

Consórcios: Como comprar um imóvel de forma segura

 
Ao contrário dos financiamentos, os consórcios não possuem o acréscimo de juros (fixos ou ajustáveis) ao longo do parcelamento. Apesar de já ter essa grande vantagem para ser escolhido como forma de pagamento, os consórcios ainda possuem outros fatores que contam a seu favor.
 
Os consórcios são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil. Sendo assim, tornam-se ainda mais seguros para o pagador, que irá contar com um supervisionamento profissional e não correrá o risco de ser enganado ou manipulado.
 
Além disso, os consórcios possuem menos burocracias. Não é preciso pagar por entrada, não há parcelas intermediárias e há taxas bem menores. O pagador não precisa comprovar renda para entrar no programa.
 
Os consórcios oferecem inúmeras vantagens para uma compra planejada, segura e, sobretudo, econômica. Em outras palavras, você irá investir menos dinheiro na compra de um imóvel, terá mais garantia para conseguir honrar com todas as parcelas e segurança total durante esse processo.
 
Comprar um imóvel já é uma experiência cheia de dúvidas e conflitos. Afinal, é uma compra para a vida toda. No entanto, é possível cortar essas “dores de cabeça”, tendo um processo de compra seguro, mesmo em momentos de economia complicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *