9 dicas básicas para dirigir no dia de Chuva

9 dicas básicas para dirigir no dia de Chuva 4truck 18

Na maior parte do Brasil a chuva é uma companheira constante dos motoristas. Por isso, é fundamental ter atenção redobrada e usar recursos de direção defensiva para evitar surpresas em dias de tempo ruim. Listamos aqui algumas das atitudes básicas que você deveria tomar nesta situação:

1 – Diminua a velocidade e acenda o farol baixo, pois isso facilita aos demais veículos verem que tem alguém passando e permite que enxergue melhor as poças e obstáculos na pista.

2 – Mantenha uma distância segura do veículo que está na sua frente. Além de evitar colisões no caso de freadas bruscas, também ajuda para saber a presença e o tamanho de poças na estrada. A distância recomendada é de 10 metros ou mais, no caso de caminhões.

3 – Desembace os vidros. Use ar quente caso já estiver embaçado ao dar partida no veículo. Para evitar que volte a acontecer, ligue o desembaçador ou ventilador, e mantenha uma fresta da janela aberta para circulação de ar.

4 – Confira o estado dos freios e dos pneus antes de partir a viagem. É importante que os pneus tenham alta aderência com a pista, já que a água pode causar aquaplanagem.

5 – Utilize o limpador de para-brisas na velocidade correspondente ao volume de chuva.

6 – Evite passar por poças de água. É difícil saber a profundidade e os obstáculos que elas estão cobrindo. Se é possível, desvie. Se o caminho estiver muito alagado, veja a opção de tomar outra rota ou espere até saber que é seguro cruzar.

7 – Ande devagar para evitar freadas bruscas. As freadas podem ocasionar aquaplanagem, dificultando a parada, ou inclusive fazendo que o motorista perca o controle do veículo. A Rodoviário Monte Sereno tem como obrigatória a velocidade máxima de 60km/h para seus caminhões em dias de chuva.


8- Caso tenha que sair para fora do veículo, utilize sua capa de chuva que está disponível no kit de segurança.

9 – Na dúvida, sempre pare no acostamento quando a chuva estiver forte. Ligue o pisca-alerta e tenha certeza de que não está interrompendo o trânsito na pista. Mantenha a calma e espere que o temporal passe. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *