Você sabia que o consórcio Carboni te deixa livre para escolher marca e ano do seu automóvel

consórcio carboni

Quando você faz um consórcio Carboni de automóvel muitas perguntas surgem antes e depois da contemplação. Uma delas se é possível escolher marca e ano do seu automóvel.

Nesse artigo, vamos responder algumas questões:

Como entro num consórcio de automóvel?

Você procurar uma Corretora como a Carboni ou alguma instituição financeira, faz a simulação do bem a ser que você deseja e entra ou num grupo em formação ou em um que já está em andamento.

A partir daí, você paga as parcelas mensalmente para concorrer aos sorteios mensais nas Assembleias.

 

Há juros e reajustes?

O boleto que você recebe todos os meses na sua residência deve ter todas as informações sobre o seu grupo, como a quantidade de consorciados, valores já arrecadados, contemplados no último mês, etc.

Lembrando que as parcelas do consórcio não possuem juros. Há apenas uma taxa administrativa cobrada para organizar os grupos, manter os pagamentos em guarda e realizar os sorteios mensais.

Caso o consorciado atrase o pagamento da parcelas, multas e juros serão cobrados no próximo mês. No entanto, se você tiver com as parcelas em atraso, ele não pode concorrer aos sorteios ou dar lance, e pode até ser excluído do grupo.

Além disso, as parcelas podem sofrer reajustes anuais, conforme mudança no valor da tabela do fabricante do automóvel selecionado no ato do contrato.

 

Como posso ser contemplado?

Há duas formas de ser contemplado: por sorteio ou por lance. A Administradora realiza sempre uma Assembleia por mês. Nela, ocorre um sorteio e um por lance

Já por meio do lance, os participantes disputam pela quantidade de parcelas que conseguem pagar naquela assembleia. O consorciado que ofertar o maior lance, será contemplado. Em geral, entre 3 a 5 participantes são contemplados por meio dessa modalidade.

 

Fui contemplado, e agora?

Após a contemplação, você vai receber sua carta de crédito, depois do envio dos documentos exigidos por contrato.

Em posse dessa carta, você tem direito a utilizar o valor da mesma. No entanto, o pagamento é feito da Administradora direto para o vendedor do veículo.

Caso, você seja sorteado e não deseja retirar o veículo, A Administradora guarda o valor por num prazo de 6 meses, após esse período você pode retirar em especie esse valor.

Caso, você seja sorteado e não deseja retirar o veículo, A Administradora guarda o valor por num prazo de 6 meses.

 

Posso escolher marca e ano do meu automóvel?

Como dito anteriormente, ao ser contemplado, você terá que enviar vários documentos a Administradora para que o valor da carta de crédito seja repassado ao vendedor.

Nesse momento, você escolher o modelo, marca e ano do veículo. Não necessariamente, você vai adquirir o modelo contratado no início do consórcio.

Por exemplo, se o seu consórcio foi do veículo ONix Joy, da marca Chevrolet, você pode adquirir outros automóveis similares como Kia Picanto, Nissan March 1.0, ou um Take up da Volkswagem.

Além disso, você pode adquirir até um modelo mais barato como Fiat Mobi Easy ou Renalt Kwid e utilizar o restante do valor para pagar parcelas do consórcio, seguro do carro e outras despesas como IPVA.

Caso, você opte por um carro usado, deve se atentar ao limite exigido pela Administradora no ano fabricação do automóvel. Em geral, são de 5 anos de uso.

Independente do automóvel selecionado, ele ficará como garantia até a liquidação do consórcio.

 

O que acontece se eu não pagar o consórcio do automóvel?

Caso, você perceba que vão conseguir honrar o pagamento das parcelas, há 3 possibilidades:

  • Procurar um automóvel mais barato que está sendo sorteado pela Administradora, pois você terá parcelas menores.
  • Vender sua cota para quem estiver interessado.
  • Solicitar sua exclusão do grupo, pagar uma multa e aguardar ser sorteado para receber o valor referente as parcelas já pagas.

Se você for contemplado e deixar de pagar as parcelas, a Administradora pode solicitar a apreensão do veículo.

⟶ Simule seu consórcio auto, é instantâneo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *