Dicas para fazer a média de consumo do caminhão

Metade do custo de operação de um caminhão costuma ser o combustível, mas nem todos os caminhoneiros param para pensar nessa questão com cuidado.


Mas conseguir dirigir de uma forma mais econômica pode fazer a diferença no orçamento, principalmente do caminhoneiro autônomo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você conseguir fazer a média com seu bruto, evitando os vilões do consumo para lucrar mais no final do mês.
Excesso de peso
Parece óbvio, mas muita gente ainda não aprendeu que o excesso de peso vai fazer o bruto trabalhar muito mais e reduzir sua vida útil. Nunca ande com excesso de peso na estrada. Além de pouco seguro, vai tornar impossível fazer a média e gastar menos combustível. A cada 40 quilos extras, o aumento de combustível pode chegar a 2%.
Calibragem correta dos pneus
Quando você não calibra os pneus com regularidade, faz com que eles fiquem mais aderentes ao chão, como se estivesse sempre freando de forma leve. Isso faz com que o motor precise trabalhar mais para garantir sua velocidade e o gasto do combustível aumenta bastante.

Velocidade alta
A pressa é inimiga do estradeiro. Além de ser importante ter atenção ao limite de velocidade das estradas, seguir essas restrições normalmente garantem que seu bruto renda mais e faça a média. Quase todos os veículos aproveitam melhor seu combustível quando estão andando entre 40 e 70 km/h. Acima disso, a situação se repete: o motor precisa gastar mais combustível para funcionar bem. Ou seja, fique sempre atento ao conta-giros do painel para trafegar na faixa econômica indicada.
Outra coisa que você pode fazer é trocar os filtros de ar e combustível nas datas corretas. Balancear e alinhar o veículo seguindo o manual também é essencial.
Fonte: Blog da Iveco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *