13º salário: Como receber antes de dezembro

Em todo consórcio, o integrante do grupo paga uma parcela (normalmente mensal), que inclui valores relativos ao objeto do contrato — bem móvel, imóvel ou serviço —, a taxa de administração e as demais obrigações estabelecidas no contrato de adesão.

Em alguns casos, há consorciados que desejam antecipar parcelas do seu plano. Mas vale a pena?

 

Motivos imperdíveis para fazer um consórcio:

  • Você define o valor que pretende adquirir, seja auto ou imóvel, e contrata as parcelas conforme suas possibilidades;
  • A flexibilidade para aquisição de qualquer bem ou serviço. Se contemplado, você pode usar sua carta de crédito para adquirir o auto que desejar ou qualquer outro bem da mesma categoria;
  • Quando contemplado por sorteio ou lance, você recebe uma carta de crédito no valor do bem contratado;
  • A administradora do consórcio mantém atualizado o valor do bem contratado reajustando o valor da parcela;
  • Você faz o planejamento das parcelas de acordo com suas possibilidades.
  • Final de ano, planos de como utilizar o décimo terceiro salário povoam os pensamentos. Alguns para quitar contas, outros para comprar presentes, outros programam viagens, há aqueles que querem trocar de carro, ou ainda antecipar para quitar o consórcio auto.
  • Seja qual for o objetivo é sempre interessante estar atento à melhor oportunidade, pode ser para quitar dívida ou não, o importante é perder alguns instantes para fazer os cálculos sobre aquelas que se apresentem mais vantajosos.
  • O ideal seria reservar o décimo terceiro salário para engordar a poupança ou outro investimento mais rentável, porém os tempos andam difíceis, e nem sempre é possível dar conta de todos os compromissos, quanto mais reservar alguma coisa.

 

 

Como receber o 13° salário antes de dezembro?
A possibilidade de antecipar parte do benefício foi dada com o objetivo de ajudar no controle do orçamento doméstico de muitas famílias brasileiras e com isso diminuir dívidas e gastos maiores do que os planejados.

O dinheiro serve para conseguir arcar gastos anuais necessários como IPTU, IPVA, despesas com material escolar, consultas médicas e outros serviços. Para conseguir antecipar parte do valor do décimo terceiro, converse com o seu patrão e tente negociar com ele, a antecipação do benefício.

O valor pago pela Previdência Social é calculado com base no valor mensal dos benefícios com alguns descontos, não só por contribuição previdenciária, mas também por faltas não justificadas e por licenças por motivos de saúde, por exemplo.

 

 
Quando vale a pena pedir a antecipação do 13° salário?
De acordo com especialistas, os usuários têm bons motivos para pedir a antecipação da 1° parcela do décimo terceiro salário, pagar realizar o pagamento de alguma dívida ou quando a pessoa tem planos para investir em alguma aplicação ou comprar uma casa ou um carro e necessita do dinheiro antes do fim do ano. O dinheiro na mão com antecedência só é útil quando ele tem um destino correto.

Especialistas também afirmam que caso ocorra reajuste salarial ou promoção, após o período de férias do funcionário, a empresa deve pagar o valor integral referente a nova função ou do novo valor registrado em contrato e na carteira de trabalho, sendo pago décimo terceiro de forma proporcional.

Como muitas empresas não adiantam o pagamento da parcela, o que acontece mais nos casos de pensionistas e aposentados que recebem o valor diretamente do Governo Federal, é preciso o próprio empregado saber se é conveniente solicitar a antecipação do 13° no seu caso.

 

⟶ Faça a simulação dos seus sonhos e entenda se vale a pena antecipar o 13º
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *