Conheça a melhor alternativa frente à alta do aluguel

Morar de aluguel, embora seja uma opção aparentemente viável para muitas pessoas, está cada vez mais caro. Inclusive, em setembro de 2018, o índice que regula o reajuste do aluguel (Índice Geral de Preços-Mercado, IGP-M) acumulou uma alta de mais de 8% no ano, o que pode impactar ainda mais nesse tipo de contrato daqui pra frente. Vale lembrar que quem é locatário, mesmo permanecendo no mesmo imóvel, todos os anos tem um aumento no valor do aluguel. Ao longo do tempo, esse acréscimo pode comprometer o orçamento.

Mas, a moradia é uma necessidade básica, então, como driblar a alta do aluguel? A resposta para isso é simples: o consórcio! Essa modalidade permite que você invista o seu dinheiro em algo próprio, um patrimônio que será seu. Veja por que essa é a melhor alternativa.

 
 

 

Flexibilidade para começar a investir

Ao entrar em um consórcio, o cliente escolhe o valor da carta de crédito, ou seja, o valor que ele receberá quando for contemplado para comprar o seu imóvel. Também escolhe o quanto pode pagar nas parcelas (e o cruzamento desses dois elementos determina o prazo do consórcio). Isso significa que você não precisa se preocupar com um aumento repentino na parcela, sabendo que será um valor a mais que jamais terá retorno.

Com o consórcio, você pode se programar de uma forma muito tranquila para se livrar do aluguel, definindo o padrão de imóvel que deseja e como realizar esse sonho sem comprometer o seu orçamento. E o melhor de tudo: sabendo que aquele valor pago por mês vai voltar para você como a realização do sonho da casa própria!

 
 


 
Sem entrada e sem juros

Aí você pode pensar: se a ideia é fugir da alta do aluguel, é melhor financiar uma casa ou apartamento. Na verdade, nem sempre! O financiamento exige um valor considerável dado como entrada e nem todo mundo tem essa reserva. Além disso, a taxa de juros é muito alta, ou seja, se somar o quanto foi pago, no final das contas, o valor será muito maior do que o do imóvel.

Se optar pelo consórcio, você não precisa se preocupar com nada disso! Não precisa dar entrada para começar a participar e, no final, você vai ver que pagou exatamente o valor combinado, sem juros. Portanto, se o objetivo é driblar o aluguel e seu aumento constante, essa é a opção mais inteligente!

E se você tiver um dinheiro guardado, ao invés de dar como entrada em um financiamento, pode usá-lo para dar um lance. Assim, não tem que esperar ser sorteado e continua livre dos juros.

 

 

 

Poder de compra garantido

No consórcio, o seu dinheiro é valorizado! O valor da carta de crédito acompanha os reajustes do INCC, para garantir que, ao ser contemplado, o cliente tenha o mesmo poder de compra que teria quando entrou no grupo. Mais uma prova de que o seu dinheiro realmente retorna e é um investimento, ao contrário do aluguel.

Ainda está em dúvida sobre comprar ou não um imóvel agora? Leia este artigo para pensar melhor sobre o assunto.