Seu bruto seguro na estrada – Proteção contra terceiros

Ser caminhoneiro é mais que uma profissão: é um estilo de vida. E, para que seu bem esteja protegido na estrada, é preciso pensar não apenas na cobertura do próprio veículo, mas também ao dos outros motoristas. Dessa forma, o seguro de caminhão com cobertura e proteção para terceiros pode ser uma ótima opção para evitar contratempos.

Como as demais apólices, esse tipo de benefício dá a cobertura quando você causa um acidente. É de conhecimento geral que, muitas vezes, o sinistro ocorre não por imperícia, mas pelas más condições que nossas estradas e rodovias dispõem (como a perda de um controle ao passar em um buraco). Para não ter problemas assim, entenda mais sobre a proteção contra terceiros.

 
 

 

Como funciona?

O seguro de caminhão que faz esse tipo de cobertura ao colidir com outros veículos é uma forma de impedir que sua empresa de caminhões ou frota – ou o motorista autônomo – precise pagar do próprio bolso quando ocorre um acidente. Em determinadas circunstâncias, como a perda total do automóvel atingido, os valores podem ser altíssimos e comprometerem seu orçamento.

Tanto que esse tipo de seguro recebe o nome de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, ou RCF-V, pois é uma modalidade de apólice já consolidada no nosso país. Ela cobre tanto os danos materiais, causados no acidente com outro veículo, quanto os corporais, que necessitam de intervenção e despesas médicas de terceiros, além de despesas jurídicas e danos morais.

Vale destacar: sua cobertura assegurada pela empresa geradora do seguro de caminhão terá um valor indenizatório com o teto estipulado na apólice. Até esse limite, todas as despesas serão cobertas pelo benefício contratado pelo segurado – que envolvem os casos que iremos explicar abaixo.

 
 

 

Quais são as coberturas?

O RCF-V possui três tipos básicos de coberturas que, dentro delas, variam de acordo com o que foi estipulado em contrato. Por isso, ao contratar a proteção contra terceiros junto ao seu seguro de caminhão, terá:

  • Cobertura contra danos corporais: quando a vítima do outro veículo precisa ser hospitalizada. O seguro irá cobrir desde o atendimento até os recursos médicos necessários. Há, ainda, indenizações em caso de invalidez parcial ou total e morte.
  • Cobertura contra danos morais. Esse é um caso menos comum, mas que pode ocorrer: quando o terceiro aciona a justiça e o condutor é sentenciado judicialmente (ou até mesmo de forma extrajudicial). O seguro ajudará a pagar a indenização que foi estipulada na esfera jurídica.
  • Cobertura contra danos materiais: é o caso mais comum, quando compromete o veículo de terceiros nas mais variadas circunstâncias. Vale destacar: ele pode fazer a cobertura de bens imóveis, como colisões com prédios.
  •  
     

     

    Um seguro necessário

    É preciso pensar que um seguro de caminhão que busca a proteção contra terceiros deve ser prioridade, principalmente para quem trabalha na estrada. Além de colisão com veículos, problemas de batidas com o patrimônio de terceiros podem ser onerosos para o seu bolso – tornando, novamente, necessária a contratação desse benefício.

    Lembre-se: há acidentes que podem custar centenas de milhares de reais e, para evitar contratempos que comprometam seu orçamento, essa modalidade de apólice com coberturas definidas por você em contato com a seguradora faz toda a diferença para levar o seu estilo de vida com muita tranquilidade.

    Quer adquirir agora mesmo essa proteção sob medida feita para a estrada? Então, simule com a Carboni, que oferece condições exclusivas.