Afinal, você sabe o que é o Seguro de Responsabilidade Civil Familiar

Quando falamos em seguro, normalmente as pessoas associam à cobertura de veículos e imóveis, em situação de furto, roubo, acidente ou similares. No entanto, existem outras situações imprevistas que podem acontecer no dia a dia e que também são encaradas com mais tranquilidade se você estiver protegido. É nesse contexto que o Seguro de Responsabilidade Civil Familiar se torna tão interessante.

 
 

 

O que é Seguro de Responsabilidade Civil Familiar?

Esse seguro pode ser tanto contratado separadamente quanto como uma cobertura adicional do seu seguro residencial. O objetivo dele é garantir a indenização a terceiros por danos causados pelo segurado, seu cônjuge, filhos menores de idade ou empregados domésticos durante o exercício de suas funções. Até se o seu animal de estimação causar algum tipo de mal a alguém, o seguro arca com as despesas.

Ter uma segurança como essa é muito importante para quem tem filhos pequenos, cachorro e passa o dia todo fora de casa, sem poder monitorar o que acontece em seus arredores. Aliás, mesmo que você more sozinho ou apenas com seu cônjuge, o Seguro de Responsabilidade Civil Familiar também é um bom investimento. Nunca se sabe quando algum infortúnio pode acontecer e se você não estiver preparado, um pequeno incidente pode se transformar em uma grande dor de cabeça.

 
 

 

Exemplos de situações que podem ser solucionadas com esse seguro

Vamos supor que um vizinho foi até a sua casa e acabou sendo mordido pelo seu animal de estimação. O seguro vai indenizar essa pessoa para que ela possa arcar com os gastos médicos necessários para se recuperar. Ou então: a sua empregada doméstica estava fazendo faxina e deixou algum objeto na janela, mas ele caiu e machucou alguém que estava passando pela calçada. A pessoa atingida também será indenizada.

Importante ressaltar que alguns casos não são cobertos por esse tipo de seguro, como por exemplo: prejuízos causados diretamente ao segurado ou a outras pessoas residentes no imóvel; danos decorrentes de competições esportivas; multas incidentes sobre o segurado; prejuízos cujo custeio caiba ao condomínio e outros.

Por isso, é importante conversar claramente com o corretor, até para saber quais são as coberturas e limite de indenização inclusos no seu plano.

 
 

 

Como conseguir a indenização?

Diante de uma situação que seja coberta pelo seguro, para obter a indenização é preciso apresentar documentos que comprovem o ocorrido. Entre eles, estão um boletim de ocorrência; os orçamentos para reparo ou substituição de bens materiais; documento de identificação do terceiro que será indenizado; documentos que comprovem o atendimento médico que foi necessário; comprovante de propriedade.

O primeiro passo sempre é entrar em contato com a seguradora. O atendente saberá informar detalhadamente, de acordo com as particularidades do caso, quais serão os passos para conseguir o benefício.

Se você faz questão de garantir a tranquilidade da sua família, não deixe de buscar mais informações sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Familiar e contratar esse serviço. O investimento vale muito a pena apenas por saber que contratempos relativamente comuns do dia a dia poderão ser resolvidos sem que você precise desembolsar uma grande quantia que não estava prevista no orçamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre esse produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *