Como adquirir seu terreno rural ou sítio através do consórcio

Como adquirir seu terreno rural ou sítio através do consórcio CAPAS artigos Realiza Carboni MARCO 19

Conquistar um terreno rural ou um sítio é um sonho para muitos brasileiros, afinal, esse tipo de propriedade representa uma fuga para uma vida mais tranquila e longe da euforia da cidade grande, ainda que apenas nos finais de semana. E essa é uma dúvida que algumas pessoas têm: é possível alcançar essa meta por meio de um consórcio? A resposta é sim, o consórcio de terreno é uma alternativa cada vez mais adotada, graças às vantagens que oferece.

 
 
Como adquirir seu terreno rural ou sítio através do consórcio imagens artigos Realiza Carboni pequenas MARCO 19
 

Como funciona esse tipo de consórcio?

Ele é bem similar ao consórcio imobiliário que todo mundo já conhece. Ou seja, a pessoa interessada entra em um grupo e paga as mensalidades no valor determinado, durante o período de vigência do consórcio. Nesse tempo, ela pode ser contemplada a qualquer momento com a carta de crédito. Essa carta também tem um valor que já é estabelecido e poderá ser usado para a compra do terreno rural ou sítio.

Importante ressaltar que, caso você desejar adquirir uma propriedade de valor maior ao da sua carta, poderá fazer isso e pagar a diferença. O FGTS não pode ser utilizado na aquisição de terrenos, porque a ideia é que esse benefício seja um auxílio para os trabalhadores conquistarem a sua própria moradia. Como um terreno não é exatamente um lugar para morar, o governo proíbe o uso do Fundo de Garantia nesse caso.

 
 
Como adquirir seu terreno rural ou sítio através do consórcio imagens artigos Realiza Carboni pequenas MARCO 192
 

Matrícula de terreno rural

Um requisito importante para que você consiga adquirir esse tipo de imóvel via consórcio é que ele tenha matrícula. Esse documento não pode ser substituído pelo contrato de compra e venda, porque seu objetivo é individualizar aquele imóvel, ou seja, descrever quem são seus proprietários, sua qualificação (pessoa física ou jurídica), a localização do terreno, as alterações que ele sofreu ao longo do tempo, ações judiciais e outras informações.

Com a matrícula, é possível levantar todo o histórico do terreno e no processo de alienação esse documento é imprescindível. Por isso, quando for escolher a propriedade que será comprada, fique atento a esse detalhe, se ela está com a documentação correta, incluindo a matrícula.

 
 

 

Vale a pena investir em um consórcio para a compra de terreno?

Se você está com receio de ingressar em um consórcio para garantir o seu terreno rural, confira as vantagens:

* Poderá adquirir a sua propriedade sem enfrentar os altos juros de um financiamento bancário;

* Você vai pagar a taxa de administração, que é bem inferior à taxa de juros. Do ponto de vista financeiro, é um ótimo negócio;

* Caso tenha um pouco mais de pressa, pode dar um lance para arrematar a carta de crédito antes de ser contemplado;

* Comprar um terreno é uma opção de investimento. Mesmo que você não queira ter uma casa própria na área rural nesse momento, é possível alugá-lo e deixar que ele gere renda até que você resolva fazer outro uso dele.

 
 
⟶ Simule online seu consórcio imobiliário, é instantâneo!

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *