Conheça a cota contemplada

O consórcio já provou ser uma das melhores alternativas para aquisição de imóveis, já que não agrega os juros do financiamento bancário e, portanto, acaba sendo mais viável do ponto de vista econômico.

Mas um obstáculo que algumas pessoas enxergam para ingressar em um grupo de consórcio é a necessidade de ter que esperar até a contemplação, sem conseguir saber exatamente quando terá o seu imóvel. Na realidade, não é bem assim: a cota contemplada é uma opção para quem quer aproveitar os benefícios dessa modalidade sem aguardar o sorteio.

 
 

O que é a cota contemplada?

Quando você entra para um consórcio, adquire uma cota, ela garante a sua participação no grupo. A cota contemplada é aquela que já dá direito a uma carta de crédito, sem que você precise esperar pela contemplação. Por isso, se tiver urgência em adquirir o imóvel (ou o outro bem em questão) essa é uma boa possibilidade.

Essa cota pertence a outro consorciado que foi sorteado ou que deu um lance e arrematou. Caso ele não queira comprar o bem naquele momento, ele pode colocar sua cota à venda.

 
 

Como funciona?

O valor da cota depende do vendedor, que é negociável por sua vez. O vendedor cobra as parcelas já pagas somado a um valor de acordo com a negociação do momento.

Quem está interessado em comprar ou mesmo vender uma cota deve, antes de qualquer coisa, procurar a administradora do consórcio. Quem quer colocar sua cota à venda deve também se certificar de que essa possibilidade está prevista em contrato e em quais condições isso pode ocorrer. Tenha em mente que taxas extras podem ser cobradas.

O cliente que deseja comprar essa cota paga uma entrada e nós fazemos a transferência. Assim que o seu cadastro for aprovado pela administradora do consórcio, ele poderá utilizar a carta de crédito para fazer a compra do bem. Esse procedimento é válido tanto para consórcio auto quanto para consórcio imóvel.

O comprador da cota assume as parcelas restantes do plano.

A intermediação da Administradora é uma garantia de segurança para todos os envolvidos, uma vez que ela fará uma análise do perfil do interessado para evitar prejuízos tanto para si quanto para o grupo do consórcio.

 
 

 

Principais cuidados para a compra da cota contemplada

Embora seja uma boa saída para quem não quer esperar, esse procedimento exige alguns cuidados para que o sonho não se transforme em pesadelo. Listamos os principais:

* Tenha em mente de que o valor da cota não é tão irrisório, por isso, certifique-se de que ele é compatível com o seu planejamento financeiro;

* Um dos golpes mais aplicados nesse segmento é a venda da cota não contemplada, ou seja, você paga o valor, mas não tem direito à carta de crédito;

* Se o titular da cota tiver parcelas do consórcio em atraso, antes de poder adquirir o bem, você terá que colocá-las em dia. Por isso, certifique-se da situação do vendedor antes de fazer a compra.

Estamos sempre à disposição para auxiliar nossos clientes e evitar que sejam lesados. Por isso, caso surja uma oportunidade de comprar a cota contemplada, entre em contato conosco para avaliarmos todo o cenário e garantir que você está fazendo um bom negócio.

→ Simule aqui seu consórcio e receba nosso atendimento personalizado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *