Qual é o valor de um seguro de caminhão. Conheça os segredos

Adquirir um seguro para veículos, sempre foi uma das principais preocupações dos motoristas. O número de acidentes, roubos, defeitos mecânicos, entre outros contratempos, praticamente obrigam o proprietário do veículo a contratar um seguro. No caso dos caminhoneiros, esse serviço se torna ainda mais importante. Os veículos de carga precisam de seguro, seja ele individual ou para frotas.

Podemos explicar isso baseando-nos nos números oficiais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, que demonstram como o caminhoneiro e como a carga correm riscos nas estradas do país.

São Paulo apresentou, só em janeiro deste ano, um aumento significativo nos índices de violência, como roubo de carga ( 150%) em relação a dezembro de 2018. Tal ação acontece tanto com os veículos em movimento, que têm uma parada forçada, como nas próprias paradas de descanso em áreas apropriadas.

Através dessa realidade exposta numericamente, é nítido que a integridade física do caminhoneiro e da própria carga é exposta o tempo todo durante as viagens para entregas. Além desse, outros problemas também constituem a viagem, como é o caso da condição das estradas.

Isto, entre outros fatores, acabam por provocar acidentes e problemas mecânicos, entre eles: o sono por conta da rotina intensa e a falta de pontos de apoio no decorrer das rodovias em casos de pane no caminhão ou ainda outros percalços.

 
 

Como funciona o seguro de caminhão?

Conforme mencionado, os perigos e riscos acompanham os motoristas de caminhão durante seu trabalho a todo instante. Por isso, o seguro é a melhor maneira de se prevenir de problemas maiores e de ter um respaldo em casos como esses.

Alguns fatores serão avaliados na hora de adquirir um seguro de caminhão, como é o caso do tipo de caminhão, como rebocadores, reboques ou semirreboques. Outros dados, como o peso do caminhão, o tipo de uso (se é para uso próprio ou de alguma empresa), tipo de carga que será carregada, tipo de carroceria, região de circulação, equipamentos extras, tudo será avaliado.

A partir disso, a empresa de seguros realiza um cálculo tomando como base as especificações do caminhão, podendo o contratante escolher uma cobertura básica ou adicional, como ocorre com os seguros de carros.

A básica oferece cobertura para incêndio, colisão, furto, roubo e assistência 24h em casos de problemas diversos, como os causados por condições climáticas por exemplo. Já na adicional, é possível contar com o que chamamos de cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa, responsável por proteger o cliente contra danos corporais e materiais causados a terceiros, como ocorre em acidentes envolvendo o caminhão.

É importante ressaltar que as especificações, o tipo de seguro e os valores, variam de acordo com as especificações citadas, quantidade de condutores, guincho, coberturas, entre outros fatores. Para entender melhor a respeito você pode fazer a simulação do seguro de caminhão sem compromisso.
 
 
➡ Simule automaticamente seu seguro de caminhão