Saiba o que precisa para montar uma empresa de transporte escolar

Já pensou em montar uma empresa de transporte escolar? É um ótimo mercado, possui uma boa demanda e oferece horários flexíveis de trabalho.

Pode gerar um lucro interessante de uma forma um tanto quanto simples. É um serviço muito procurado por conta da comodidade oferecida aos pais, de promover segurança no transporte diário do seu filho até a porta de casa.

Para isso é preciso correr atrás de um veículo ideal e tornar tudo legalizado. Adicionamos alguns detalhes de planejamento e pronto, pode iniciar o seu serviço de transporte. Ficou na dúvida?

Selecionamos algumas dicas para você que deseja montar um negócio de transporte e ainda não sabe como fazer. Confira!

O público-alvo e a concorrência

Tenha em mente para que público deseja trabalhar, se são crianças ou jovens, para escolas ou faculdades. A sua rota deve abraçar o seu público de uma forma que não prejudique a ninguém. Por exemplo, fazer com que algum cliente acorde muito cedo ou chegue muito tarde pela sua localização.

Ainda em relação à sua rota, verifique se as instituições de ensino estarão perto umas das outras para facilitar a chegada dos clientes. Não esqueça de que quanto mais bem planejada a rota, menores são os custos envolvidos nela. Saiba também sobre a sua concorrência, os locais que apresentam mais demanda de transportes.

O que é preciso para iniciar o negócio

Você vai precisar de um veículo habilitado, que apresenta boas condições de uso e esteja registrado pelo Departamento de Trânsito. Normalmente os veículos mais usados são ônibus, micro-ônibus e vans. A habilitação para esse tipo de transporte é a carteira D, é preciso também que seja maior de 21 anos.

É necessário também uma pessoa para atuar como ajudante, principalmente para lidar com a entrada, acomodação e saída das crianças. Todo cuidado é pouco em relação ao monitoramento de aspectos como cinto de segurança, janelas fechadas, entre outros.

É preciso que o veículo seja vistoriado pelo CBO, que o dono faça registro na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal, para CNPJ, além da Receita Estadual e o cadastro no INSS. Essa parte burocrática garante que você atue dentro da lei.

Tenha em mente quanto precisa para a compra do veículo e para conseguir a documentação necessária. O planejamento prévio é essencial para não haver problemas financeiros no futuro.

Como escolher o veículo

O transporte deve ser feito em um veículo adequado, de confiança e qualidade. Por isso, escolha o melhor na hora de comprar, pode ser por meio de consórcio se necessário. O mais importante é oferecer segurança e conforto aos clientes.

Os veículos da Iveco, por exemplo, apresentam conforto, segurança e baixo custo operacional. Concentrada antes apenas em caminhões, essa marca traz hoje diversas opções de ônibus, vans e micro-ônibus.

Viu como é possível iniciar o seu negócio de transporte escolar? Agora você já sabe do que precisa e pode dar o passo inicial para montar a sua empresa de transporte. Não esqueça de priorizar um veículo de qualidade, conforto e com as melhores condições de pagamento.