Manutenção preventiva: como adotar essa prática na transportadora?

Existem muitos recursos que podem ser considerados na hora de pensar na redução de gastos de operação de transporte. Um deles é a manutenção preventiva da frota. É possível diminuir custos adotando essa prática, que é muito importante também para a segurança e eficiência na prestação de serviço da sua empresa.
Além do mais, um bom controle de manutenção aumenta a disponibilidade da sua frota, também podendo reduzir em até 17% os custos em manutenção corretiva.

O que é importante observar na manutenção preventiva:

– Pneus: a segurança e eficiência de uma viagem ficam comprometidas quando os pneus estão desgastados. O ideal é checá-los após cada jornada, para certificar-se de que não há problemas de pressão ou outros, não apenas na manutenção preventiva.
– Suspensão: nas estradas esburacadas que os caminhões precisam passar, é sempre um risco que a suspensão seja mais exigida. É essencial avaliar amortecedores, molas, entre outros itens do sistema para garantir a segurança do motorista e da carga transportada.
– Fluidos: o sistema hidráulico e os níveis de óleo no motor, entre outros fluidos usados em um veículo, são essenciais para o funcionamento do caminhão. Verificar se estão em bom estado ou se necessitam reposição é fundamental para evitar danos graves.
– Motor: é claro que o motor também deve ser revisado na manutenção. Assim, falhas serão evitadas, além de contribuir para otimizar o consumo de combustível.
– Escapamento: assegurar que os níveis de emissão de gases estão abaixo dos limites permitidos demonstra que a transportadora também preza pela sustentabilidade e é ecologicamente responsável.
Outros itens também devem ser checados como os freios, o sistema elétrico, baterias, etc.


Quais os benefícios de planejar a manutenção preventiva na frota:
Investir em práticas de manutenção nos caminhões é investir em produtividade. Obedecer ao calendário de cada veículo é uma estratégia inteligente para assegurar que a frota esteja sempre operante, pronta para viagens econômicas e eficientes.
Quando bem executadas, o controle através da manutenção preventiva reduz grandes despesas e permite manter um padrão no atendimento, tornando a sua gestão muito mais assertiva.
Veículos em excelentes condições e com a manutenção em dia estão menos sujeitos a sofrer acidentes e penalizações de trânsito, que podem pôr em risco a as mercadorias transportadas ou afetar o cumprimento do prazo de entrega.


Outros benefícios são:
Antecipação na identificação de falhas;
Redução de custos com peças de reposição;
Aumento da vida útil do veículo;
Maior controle sobre as manutenções;
Diminuição do tempo ocioso dos veículos;
Economia de combustível.

Por isso é importante reservar um tempo para desenvolver um plano estratégico para seus veículos. Além disso, programar as manutenções na concessionária autorizada da marca é a melhor maneira de garantir a qualidade e duração das peças. Na Carboni Iveco, todos os check-ups são feitos por profissionais treinados e itens originais de fábrica. A equipe também pode dar assessoria no planejamento da manutenção preventiva do seu caminhão. 
Agende já a revisão do seu bruto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *