6 alongamentos que você precisa fazer quando parar o caminhão

Os alongamentos são essenciais para o corpo, por isso, devem ser praticados sempre que possível. Para um motorista de caminhão, que fica longas horas na mesma posição ao volante, é muito importante realizar estes exercícios e assim evitar lesões, hérnias e outros problemas

Para obter melhores resultados, os exercícios devem ser realizados sempre com respiração profunda e fluida, movimentos lentos e sem tencionar os músculos. Deve-se respeitar seus limites, sem forçar o alongamento.


Veja a seguir alguns exercícios que podem ser realizados com o caminhão parado:



Alongar a coluna lombar
Ainda sentado, flexione os joelhos, segure e traga de encontro ao peito e permaneça durante 30 a 60 segundos. Desse modo, você estará alongando a coluna lombar e aliviando a tensão nessa região, e também prevenindo as lesões e dores nas costas, como hérnia de disco.


Alongar o pescoço e ombros
Puxe a cabeça para o lado esquerdo com a mão esquerda até sentir uma leve pressão na lateral do pescoço, faça o mesmo com o lado direito. Mantenha-se por 15 segundos em cada posição.
Faça movimentos circulares com os ombros para frente e para trás sempre lentamente, com duração de 10 séries para frente e 10 para trás. Assim, proporcionará um alívio na região dos ombros e pescoço e também melhorará dores constantes ou crônicas.


Alongar os braços e as costas
Pressione o cotovelo direito com os braços estendidos em direção ao corpo (em cima do peito) e mantenha a cabeça em cima do ombro direito, faça o mesmo com o lado esquerdo. Permaneça assim por 15 segundos de cada lado.
Logo, entrelace os dedos e estenda os braços para frente com a palma da mão para fora e curve lentamente as costas, permanecendo por 10 a 15 segundos nessa posição. Dessa forma, você sentirá alongar as costas e também os braços.


Alongar a coluna cervical
Coloque as mãos entrelaçadas atrás da cabeça e pressione para baixo, encostando o queixo no peito, permaneça por 15 segundos. Assim, você estará alongando as vértebras cervicais e proporcionará o aumento da flexibilidade do pescoço, prevenindo dores e rigidez nessa região.


Alongar o peitoral
Coloque os braços para trás do corpo, cruze os dedos e pressione o tórax levemente para frente, sentindo alongar o peito, permaneça nessa posição por 15 segundos. Dessa forma, você estará contribuindo por uma melhor postura, respiração correta e diminuição da tensão sobre os ombros.
Entre outros cuidados, é importante atendar-se para manter a postura adequada, com a coluna reta e as costas bem apoiadas no encosto do assento. O banco deve estar bem ajustado, de modo que não haja muito esforço nos braços ao segurar o volante, e que as pernas fiquem levemente dobradas ao pisar na embreagem até o final.
Uma postura correta faz a diferença ao dirigir por longos períodos, além disso, ajuda a prevenir dores musculares e outros problemas como escoliose, lombalgia e hiperlordose lombar. Boa viagem!

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