Você se alimenta bem? 5 dicas sobre comer na estrada

Você se alimenta bem? 5 dicas sobre comer na estrada



Todo motorista cuida ao máximo do caminhão, escolhendo os melhores combustíveis, fazendo manutenção e check-up com frequência, entre outros detalhes que não podem passar desapercebidos para o bom funcionamento do seu bruto. Mas é comum que estes mesmos motoristas deixem algo muito importante passar batido: sua própria alimentação e, com isso, os cuidados com a sua saúde.



Por isso, listamos aqui 5 dicas simples que você pode seguir para melhorar a qualidade da sua comida na estrada e evitar surpresas no meio da viagem. Acompanhe!





1- Consuma alimentos saudáveis. Antes que tudo, a mudança de hábitos é o mais importante para conservar boa saúde e energia para as longas viagens. Você pode precisar mudar os lugares nos quais você come, caso eles não ofereçam opções mais saudáveis de alimentação. Caso não queira fazer isso, confira o cardápio e escolha pratos com mais nutrientes e com menos fritura e massa. Quanto mais colorido o prato, mas rica e equilibrada é a alimentação. Além disso, é importante controlar o tamanho das suas porções em cada refeição.


2- Prefira cozinhar. Além de economizar dinheiro, montar uma caixa de comida e cozinhar você mesmo é uma maneira de seguir comendo aquilo que você e seu estômago já estão acostumados. Não tem nada melhor que aquele tempero caseiro. O ideal é optar por alimentos mais fáceis e rápidos, assim como comidas leves — que não pesem tanto no seu estômago. Outro grande benefício de cozinhar no caminhão é ter mais tempo para dedicar à alimentação. É essencial que você procure fazer a comida com calma e aproveite bem o momento da refeição. Agir na correria atrapalha o cozimento correto dos alimentos, assim como a sua digestão.



3- Faça as três refeições diárias. Sabemos que é difícil fazer muitas paradas durante a viagem. Porém, é importante se esforçar em respeitar os horários das refeições como o café da manhã, o almoço e o jantar. Não fique horas seguidas sem se alimentar, pois esse tipo de atitude pode causar queda de pressão, sonolência e risco de perda de atenção na direção.



4- Coma frutas e verduras. Comer frutas nos lanches é um costume que poucos motoristas possuem, mas que pode ajudar a comer menos nas refeições principais. Coma pelo menos duas por dia. Aproveite para conhecer a incrível variedade de frutas que o Brasil oferece.





5- Beba água. Além da comida, é preciso lembrar de se hidratar. Tenha sempre água no seu caminhão. Esta é uma boa maneira de se manter saudável, desperto e eliminar as toxinas do seu corpo. Atenção: cuidado com a contaminação, só beba água mineral ou fervida e mantenha o reservatório do caminhão sempre limpo. 




O primeiro passo é transformar o seu cardápio: diminua o consumo de sal, açúcar, gorduras, doces e refrigerantes. Assim como você programa seu roteiro de viagem e confere o caminhão antes e durante cada entrega, lembre-se de fazer o mesmo quanto à sua alimentação e a sua saúde. Motorista saudável é motorista seguro. Boa viagem!

Gostou? Compartilhe essas dicas com seus colegas de estrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *