Duas Regras que Salvam Vidas na atividade do transporte da BRF

Lista de 10 Regras básicas ajuda a garantir a segurança dos motoristas na empresa

Reforçando a importância de manter os motoristas treinados e atualizados quanto às normas de trânsito e do transporte de cargas, a Rodoviário Monte Sereno realizou uma capacitação à sua equipe em Videira/SC. Foram repassadas as 10 Regras que Salvam Vidas, do Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da BRF. Confira as duas primeiras regras:
1- Use o uniforme padrão e o Equipamento de Proteção Individual (EPI)
É obrigatório o uso do uniforme com faixa refletiva ou colete refletivo, calçado de segurança fechado e demais equipamentos específicos para a operação de transporte de cargas. 
No estacionamento da empresa, por exemplo, há muita movimentação e manobra dos caminhões. Por isso, usar o colete refletivo garante uma melhor visibilidade e sinalização de pedestres para quem está manobrando. É expressamente proibido o uso de bermuda civil (que não seja parte do uniforme) e calçado com o calcanhar para fora.
2- Não realize atividades em condições inseguras.
Como em qualquer situação de trânsito ou atividade de transporte, é importante ressaltar que o motorista nunca deve realizar manobras que possam colocar em risco sua segurança ou a de outras pessoas. É obrigatório sempre conferir se o veículo possui sua manutenção em dia e se foi aprovado no checklist de revisão e inspeção, antes de sair em viagem. No caso de transporte frigorífico, assegure-se de conectar o equipamento de refrigeração em tomada com voltagem equivalente à exigida. Se você notar risco de conexão, não ligue o equipamento até ter certeza de que o problema foi solucionado.
Outras ações perigosas são: subir sobre a carreta, colocar a cabeça entre a doca e o caminhão durante o processo de carga ou descarga, não utilizar o uniforme de proteção, entre outras atitudes que possam apresentar perigo de acidentes. Além disso, é proibido fazer qualquer tipo de trabalho de manutenção em veículos dentro das unidades e CD’s da BRF.
Conclusão
Um motorista treinado e que cumpre as normas de segurança é peça fundamental para o bom funcionamento da transportadora. Através de seu trabalho, a excelência pode ser mantida de ponta a ponta. Ele é o responsável, por exemplo, por dirigir de forma econômica, e assim garantir o menor desgaste de itens mecânicos e menos gasto de combustível. Um condutor comprometido se assegura, ainda, de que as revisões do caminhão estão sendo feitas e procura cuidar do veículo como se fosse seu.
Entender e aplicar a direção defensiva e as Regras que Salvam Vidas, definitivamente irão ajudar a diminuir o risco de acidentes tanto na rodovia como durante a carga e descarga do caminhão. A segurança no transporte também depende, e muito, da ação de cada motorista. Quanto mais instruídos, maior a capacidade para planejar melhor as ações em todo tipo de situação, seja roubos, acidentes, infrações de trânsito, entre outras. 
Acompanhe os próximos posts para saber quais são as seguintes regras que ajudam a proteger a tua vida no trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *