Regras que Salvam Vidas na atividade do transporte da BRF

Entenda mais duas regras para sua segurança no transporte, carga e descarga


A Rodoviário Monte Sereno está constantemente realizando treinamentos e capacitações com sua equipe de motoristas para manter a qualidade e segurança na operação de ponta a ponta.
Recentemente, foram repassadas as 10 Regras que Salvam Vidas, do Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da BRF. Em um post anterior, explicamos as duas primeiras regras. Agora confira mais duas para otimizar sua operação:
Utilize os calços sempre que o veículo estiver estacionado 
Para evitar o deslocamento do veículo, já seja acidental ou não, é obrigatória a utilização de calços nos pneus quando o caminhão estiver estacionado ou no processo de carga e descarga. A BRF exige que o equipamento seja utilizado nos caminhões parados em pátios, estacionamentos e docas da empresa.
Os calços devem ser parte do kit de segurança do motorista, sendo obrigatório que esteja disponível junto a demais componentes como uniforme, colete, triângulo sinalizador, cones, etc. Como padrão, os calços devem ser de cor amarelo segurança. 

Não movimente o veículo em processo de carga e descarga
Somando-se à regra anterior, o motorista não está autorizado a movimentar o veículo durante o processo de carga e descarga, sem a autorização de um colaborador da BRF. Após encostar na doca, a chave do caminhão deve ser retirada da ignição e entregue ao responsável da empresa.
Isso é uma medida de segurança para evitar acidentes no processo de carga e descarga de produtos. Só após o término da operação, que será sinalizado e autorizado pelo colaborador da BRF, é que será devolvida a chave para movimentar o caminhão.

Segurança no trabalho
É importante entender e aplicar a direção defensiva e as Regras que Salvam Vidas durante a operação de transporte. Estes detalhes definitivamente irão ajudar a diminuir o risco de acidentes tanto na rodovia como durante a carga e descarga do caminhão. A segurança no transporte também depende, e muito, da ação de cada motorista. Quanto mais instruídos,maior a capacidade para planejar melhor as ações em todo tipo de situação, seja roubos,acidentes, infrações de trânsito, entre outras.
Acompanhe os próximos posts para saber quais são as seguintes regras que ajudam a proteger a tua vida no trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *