Como funciona o seguro residencial em caso de perda total da casa?

Acidentes e eventualidades podem causar danos materiais irreparáveis. No caso de imóveis, existem diferentes riscos que sempre devem ser prevenidos para evitar a perda total. Ainda assim os desastres acontecem, e nessa hora contar com um seguro residencial é uma grande ajuda frente às dificuldades de uma casa destruída. 

Descubra neste artigo que tipo de assistência o seguro residencial pode oferecer em caso de perda total da sua casa. Confira!

Como o seguro calcula os prejuízos em uma perda total? 

A perda total de um imóvel é considerada quando não há possibilidade de recuperação, sendo necessária a sua reconstrução completa. 

O valor da indenização que um Seguro Residencial cobre nestes casos é variável, já que vai depender do preço do imóvel assegurado e do que se determinou na apólice contratada. 

Porém, é possível ter uma ideia básica de como a seguradora avalia as perdas e danos em um acidente ou catástrofe. O cálculo da indenização é feito com base no valor máximo que o segurado contratou para cada cobertura. Se houver perda total da sua residência e pertences, o limite máximo de indenização vai corresponder ao valor por metro quadrado do seu imóvel, determinado na apólice.

Apólices com cobertura de responsabilidade civil também podem cobrir danos a casas vizinhas que foram atingidas, desde que seja comprovada a proveniência do prejuízo por parte do segurado. É muito importante conhecer as coberturas oferecidas de acordo com a apólice que você contrata, assim você poderá usá-las para recuperar danos ou prejuízos da melhor maneira possível. 

Quais passos seguir para acionar o seguro?

Qualquer prejuízo que você tiver e que conta com a cobertura do seguro residencial, você deve comunicar ao seu corretor de seguros e à seguradora com urgência. 

Dependendo do dano, a utilização desse seguro varia conforme as coberturas que você contratou. Os procedimentos para receber a indenização devem estar detalhados na sua apólice, com a relação dos documentos exigidos para cada tipo de cobertura. Guarde sempre uma cópia da apólice em outro lugar que não seja a sua casa.

No caso de incêndio, você deve fazer uma indicação pormenorizada dos bens destruídos e dos valores correspondentes aos prejuízos. A companhia de seguros deve enviar ao local um técnico para fazer a perícia. Por isso, antes do laudo estar pronto você não deve contratar nenhuma empresa para começar a fazer a recuperação do imóvel.

Principais coberturas do Seguro Residencial

Hoje, o proprietário de um imóvel pode contratar um seguro eficiente e realista quanto à capacidade financeira que possui, já que há diferentes níveis e tipos de apólice entre os quais escolher. Destacamos que é fundamental levar em consideração o clima, o entorno e outros fatores que possam ser importantes quanto à preservação da residência, e assim contratar um serviço que garanta cobertura em diferentes casos.

Na Carboni Corretora de Seguros e Consórcios, por exemplo, existem as seguintes opções de cobertura para seu imóvel: 

  • Incêndio / Raio / Explosão
  • Danos Elétricos
  • Vendaval / Granizo
  • Roubo
  • Vidros / Mármores
  • Responsabilidade Civil Familiar (Danos materiais e corporais causados a terceiros)

Não corra riscos: conte com a Carboni para proteger seus bens e sua família. Simule aqui seu Seguro e entre em contato com nossos corretores pelo telefone (49) 3533-5581.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *