O que fazer para usar o celular enquanto dirijo?

Está dirigindo e precisa, urgentemente, usar o celular? O primeiro impulso é diminuir um pouco a velocidade e atender a ligação ou até mesmo ler mensagens com o veículo ainda em movimento. Porém, essa atitude pode causar graves acidentes em apenas milésimos de segundo.

Entenda neste artigo o que fazer para usar o celular com segurança e as consequências de ignorar estas recomendações. Continue lendo!
Celular causa acidentes
Um dos principais perigos de ocupar o celular ao volante, seja para ligações, mensagens ou aplicativos, é o aumento da probabilidade de acidente de trânsito. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet, mostra que o uso do celular ao volante já responde pela terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil.
Isso é porque, ao desviar a atenção do volante e da pista, o motorista perde a noção de velocidade e de distância percorrida. Além disso, diminui sua capacidade de reagir rapidamente a obstáculos inesperados. Ao direcionar a atenção seletiva para outro lugar que não seja a direção, o cérebro entra em um modo automático. É comum até o motorista não se lembrar dos trechos percorridos enquanto usava o aparelho.
Dirigir ao celular dá multa
Se flagrado, o motorista que estiver dirigindo e ocupando o celular será multado por infração gravíssima. São sete pontos na CNH e o pagamento de R$ 293,47.
A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira. Lembrando que o acúmulo de 20 pontos na CNH dentro de 12 meses resulta na suspensão do direito de dirigir.
De janeiro a julho de 2018, segundo o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, esse tipo de infração resultou na aplicação de 759,7 mil multas em todo o país. Ao longo de 2017, as multas impostas pelo uso de celular ao volante somaram um total de 571,6 mil.
É importante destacar que o flagra não precisa ser apenas quando o veículo estiver em movimento: a multa também vale em semáforos e congestionamentos. Sempre que estiver transitando pela pista, o motorista estará sujeito a penalizações.
Parar e estacionar
Entende-se, então, que a única maneira correta para manusear o celular ao volante é parando e estacionando em lugar adequado e seguro. Se precisar fazer ligações urgentes ou ocupar um aplicativo como um mapa, saia da pista de trânsito e procure um acostamento ou estacionamento que seja seguro tanto para você como para as demais pessoas que trafegam por ali. Só aí você estará fora de perigo e poderá resolver tudo o que for preciso com o seu celular.
Outra opção que não é passível de multa é atender ligações através do viva-voz ou do sistema Bluetooth do seu veículo. Desse modo, o motorista continuará podendo ouvir buzinas, sirenes e outros sons, ao mesmo tempo que mantém uma conversa na ligação telefônica. Porém, desviar a atenção do volante ao escrever mensagens ou usar aplicativos, ainda que no computador de bordo, também pode aumentar o risco de acidentes.
Por isso, seja responsável. Se não for urgente, deixe o celular de lado e se concentre no trânsito. Se for uma emergência, estacione e garanta a segurança de todos os que estão na estrada junto contigo.
Gostou? Compartilhe essa informação pelas suas redes sociais. Seja um exemplo, vamos nos cuidar entre todos. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *