Semana do Trânsito reforça compromisso de todos com a vida

0

Anualmente, comemora-se a Semana do Trânsito, que começa no dia 18 e termina em 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito. Na campanha de 2019, o lema definido pelo CONTRAN é “No trânsito, dê sentido à vida”, lembrando que todos somos responsáveis pela segurança de motoristas, passageiros, ciclistas, pedestres e todos os que fazem parte do tráfego diariamente. De acordo com a ONU, o objetivo com estas campanhas é conseguir reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito nos países membros.

A Carboni faz parte desse compromisso e busca lembrar sempre sobre a importância de ter cuidado e atenção ao volante. A melhor forma de evitar acidentes é através do respeito, tanto às demais pessoas como às leis de trânsito. Depende de cada um de nós fazer a nossa parte para ajudar a reforçar os costumes de educação e cuidado nas estradas. Uma das maneiras é adotar as dicas da direção defensiva. Confira:

Direção defensiva para um trânsito mais seguro

  •  Respeitar as regras de trânsito vigentes por lei, além de obedecer às velocidades máximas permitidas em cada tipo de estrada que estiver circulando, seja em rodovias ou perímetro urbano. Lembre-se: em condições climáticas adversas, as velocidades devem ser reduzidas.

  • Manter uma distância de no mínimo dois segundos do veículo à sua frente. Para isso, tome um ponto de referência na pista e conte mentalmente o tempo logo de que o veículo adiante passe por ele. Se você levar dois segundos para passar pelo mesmo ponto, está a uma distância segura para freadas e manobras inesperadas.

  • Use sempre o cinto de segurança e exija que os passageiros dentro do veículo também o utilizem. É obrigatório tanto em assentos dianteiros como em traseiros.

  • Dirija com atenção redobrada em horários de tráfego mais intenso e sempre use a regra da gentileza: se há alguém que parece mais apurado ou estressado, deixe passar e fique tranquilo. Se possível, planeje a rota por caminhos alternativos, fugindo dos congestionamentos.

  • Esteja atento aos pedestres, ciclistas e animais que às vezes atravessam entre carros estacionados ou cruzam fora da faixa. Tente antecipar possíveis perigos e obstáculos para evitá-los com tempo.

  • Ao ver que a luz do freio do veículo à sua frente se acende, apoie seu pé no freio. Lembre-se: o outro motorista já freou quando você ainda está pisando no acelerador.

  • Planeje sua rota antes de sair de viagem, assim você vai saber os lugares para parar e onde pedir ajuda se for necessário.

  • Em nenhuma ocasião utilize o celular ao dirigir. O aparelho distrai a atenção do motorista, que demora muito mais em reagir a imprevistos. Seja para ligações, mensagens ou aplicativos, procure sempre parar o veículo antes de usar o telefone.

  • Dirija somente quando estiver lúcido, descansado e alerta. Não dirija sob efeitos de álcool, e se você tomou medicamentos que afetam sua capacidade de raciocínio, evite o volante. 

  • Não realize manobras perigosas, e sempre use as setas e o pisca-alerta para indicar seus movimentos na pista.

  • Revise seu veículo regularmente para evitar falhas inesperadas.

  • Deixe um espaço lateral de pelo menos 1,5 metros de distância quando passar perto de um ciclista, pois ele pode desviar ou balançar.

Seja um agente para a segurança nas estradas! Suas escolhas fazem toda a diferença, não só como motorista, mas também como pedestre, ciclista e motociclista. Todos podemos ser parte de um trânsito mais responsável. Essa luta não é só de uma semana, mas sim de todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *