Em quanto tempo devo receber a indenização em caso de sinistro no imóvel?

Contar com um seguro é a solução ideal para se proteger de grandes perdas. No caso de acidentes e danos no imóvel, seja na sua residência ou na empresa, acionar o seguro e receber a indenização é uma ajuda muito importante para recuperar o que foi destruído. Nem sempre há recursos próprios para cobrir gastos inesperados, não é?

Por isso, quanto antes o seguro for acionado, melhor. Agilizar o processo para receber a indenização correspondente muitas vezes depende do próprio segurado. Para que seja rápido, deve-se seguir alguns passos recomendados pela seguradora, mas é importante lembrar que cada caso será avaliado de forma específica de acordo com o tamanho do dano e da causa do sinistro.

Como proceder em caso de sinistro?

É importante agir da forma correta e entregar toda a informação necessária após um sinistro. Aqui citamos alguns procedimentos que devem ser feitos em caso de danos no imóvel:

  • Comunicar o sinistro imediatamente à seguradora, pela via mais rápida que estiver ao seu alcance. Informar data, hora, local, bens danificados e as causas prováveis.
  • Tomar providências imediatas para proteger o imóvel de maiores danos e diminuir os prejuízos, dentro do possível.
  • Permitir ao representante da seguradora o acesso ao local do sinistro, entregando as informações pertinentes (inclusive se há outro seguro contratado), e a documentação solicitada para comprovar os prejuízos sofridos.
  • Manter intacto o que já foi danificado, possibilitando assim a inspeção por parte da seguradora.
  • Aguardar autorização da seguradora para iniciar a reconstrução, reparação ou reposição de bens.
  • Comunicar qualquer notificação judicial, extrajudicial ou administrativa que esteja relacionada ao sinistro.
  • Não fazer qualquer acordo, assumir responsabilidades ou despesas perante terceiros sem o consentimento da seguradora.

O tempo de avaliação, aprovação e liberação da indenização por parte da seguradora dependerá de diferentes fatores. O primeiro é a rapidez ao ser notificada sobre um acidente ou sinistro. Logo, o tamanho dos estragos e perdas a serem avaliados e inspecionados, seguidos da documentação necessária para comprovar os danos e, assim, poder estimar o valor correspondente da indenização a ser entregue ao segurado.

Se o seguro cobrirá ou não as suas perdas, vai depender do tipo de plano que você tenha contratado, seja para incêndio, granizo, vendaval, enchentes, roubos, entre outros. Saiba mais sobre os planos de seguro da Carboni Corretora visitando o site ou conversando com um dos nossos consultores pelo telefone (49) 35335573.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *