Os melhores cuidados para prolongar a vida útil do seu caminhão

0

Um caminhão é um grande investimento, que exige muito planejamento desde o momento da compra até a hora da troca. É preciso garantir o capital necessário para adquirir o seu bruto, e logo tentar tirar o maior proveito dele na atividade, pois disso depende o lucro de uma empresa de transportes, não é mesmo?

Por isso, essas dicas para prolongar a vida útil do seu caminhão vão te ajudar a mantê-lo na estrada por mais tempo. Confira:

Faça as manutenções periódicas

Todos os caminhões que saem da concessionária vêm com um calendário de revisões programadas de fábrica. Respeitar os períodos corretos para visitar a oficina é muito importante para garantir que os componentes do seu estradeiro estejam funcionando com a melhor performance durante toda a sua vida útil. Deixar de fazer as revisões e manutenções necessárias é uma negligência que pode custar mais caro para o seu bolso, ou até tirar o caminhão de circulação mais cedo por quebra e falha de peças importantes que poderiam ter sido evitados se detectados a tempo.

As manutenções periódicas são como ir ao médico: um especialista analisará todos os detalhes e os sinais do seu caminhão. Assim, você pode fazer trocas de peças, filtros e fluidos no tempo certo e evitar que um pequeno desgaste de freios, por exemplo, evolua para algo maior.

Equilibre a carga e respeite os limites de peso

Dependendo do tipo de transporte que sua empresa realize, é fundamental comprar o modelo de caminhão correto para o peso da carga e as distâncias que serão percorridas com ela. Existe um limite de peso para cada tipo de veículo, não só regulado por lei, mas também recomendado pela fábrica para que a potência do motor, os pneus e os demais componentes funcionem com total eficiência. Assim, você evita desgastes precoces e, claro, também diminui o risco de acidentes na estrada.

Além de respeitar o peso, é importante fazer um carregamento uniforme. Distribua a carga uniformemente de acordo com os eixos do caminhão para que estes mantenham o equilíbrio e estabilidade nas curvas e manobras. Faça a amarração corretamente para que a carga não se mexa durante a viagem. Assim, você garante a segurança do motorista e um desgaste uniforme de pneus e peças do seu bruto.

Calibre os pneus antes de cada viagem

Os pneus são a única peça do caminhão que toca o solo, por isso são muito importantes para a eficiência e a segurança de cada viagem. Cada entrega representa um tipo de carga, peso, temperatura, clima, entre outras variações que vão impactar no desgaste das rodas. Calibrar e balancear os pneus periodicamente é uma maneira de manter os eixos equilibrados e garantir a tração correta para levar a carga sem exigir mais do motor e dos demais componentes do caminhão, além de evitar o desgaste precoce e aumentar sua vida útil.

E claro, não se deve abusar. É fundamental respeitar o tempo de troca e revisar o jogo de pneus com frequência para conferir desgastes irregulares que podem impactar na estrutura de todo o caminhão.

Pratique a direção defensiva

Se você é motorista, lembre-se de sempre aplicar as dicas da direção defensiva como respeitar as velocidades limite, utilizar os freios corretamente, fazer os câmbios de marcha corretos para cada situação, entre outras instruções que vão fazer que o seu bruto se mantenha conservado por mais tempo, além de garantir mais segurança em cada entrega.

Já para os donos de transportadoras, assegure-se de manter sua equipe de motoristas treinados e atualizados quanto à direção defensiva e o uso das tecnologias embarcadas nos caminhões novos. Cada detalhe conta para que o caminhão dure mais, com a mesma eficiência e segurança sempre!

Conclusão

Viu só? Estas são apenas algumas dicas de como é possível preservar os componentes do caminhão e fazer com que o investimento se transforme em lucro! Além disso, um caminhão bem cuidado também representa mais segurança na viagem e menos surpresas no meio da estrada.

Para conferir os componentes do seu caminhão, conte sempre com profissionais especializados. Faça as manutenções e revisões na concessionária autorizada, com equipe capacitada em fábrica e uso de peças originais. Para cuidar do seu Iveco, conte com o pós-venda das concessionárias Carboni. Acesse o site para saber mais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *