Brasil pode ser um dos maiores produtores mundiais de trigo

0

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, acredita que o Brasil pode alcançar o posto dos líderes mundiais na produção de trigo. 

Brasil pode ser um dos maiores produtores mundiais de trigo Axial Flow 5130 dia

Ele acredita que nenhum país entre os trópicos tem a competência brasileira na produção de alimentos, fibra e bioenergia em termos de tecnologia. “A cultura tem muito espaço para crescimento no país”, falou.

Moretti destaca que só o Brasil produz trigo tropical. Apesar de serem áreas pouco representativas, as produtividades são consideradas muito boas. O Ceará planta trigo irrigado bem próximo da linha do Equador. E lavouras nos arredores de Brasília já colhem cerca de 8 toneladas por hectare, o dirigente destaca que é preciso quebrar barreiras técnicas e burocráticas para crescer ainda mais.

Há questões comerciais que precisam ser tratadas, mas essa não é nossa seara. “Nós da Embrapa desenvolvemos soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro”, disse.

Durante o 26º Congresso Internacional da Indústria do trigo, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em Campinas, São Paulo, Moretti falou sobre o orçamento da Embrapa que, hoje, depende em grande parte do governo federal. Ele observou, porém, que a empresa busca captação de recursos junto ao setor privado.

Nesse sentido, ele considera importante a aprovação no Senado Federal de um projeto que inclui, entre os recursos da Embrapa, os oriundos da exploração comercial de tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela empresa. A medida fomenta a pesquisa e favorece um incremento na concorrência no setor. 

“Ainda que já viéssemos buscando recursos junto ao setor privado, esses royalties permitirão uma maior robustez da estrutura da Embrapa”, comemorou.

Fonte: Revista Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *