CNH digital no celular: como usar?

0

Desde 2018 está disponível em todo o país a Carteira Nacional de Habilitação em versão eletrônica. A CNH Digital tem a mesma validade e legalidade que a carteira física, e pode ser uma maneira de evitar multas por circular sem documento e, ainda, facilita o envio de identificação com assinatura digital para fazer outros trâmites sem precisar fazer cópias nem ir autenticar no cartório.

Como possuir a CNH Digital?

O documento se baixa pelo aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Denatran e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que pode ser encontrado no Google Play e na Apple Store. Neste aplicativo estão disponíveis a CNH Digital e o CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Depois de registrados, ambos documentos poderão ser consultados offline, apenas com o uso de uma senha de 4 dígitos.

Cada número de celular poderá registrar ambos documentos apenas uma vez. Ou seja, se você quer cadastrar a sua CNH e a de alguma outra pessoa com o mesmo celular, isso não será possível. Porém, se você trocar de celular e quiser acessar seu documento pelo aplicativo no novo aparelho, é possível mudar o registro do número de telefone ao abrir o app CDT com a sua senha e reconhecimento facial.

Antes de baixar o aplicativo, confira se a sua CNH possui um QR Code na parte interna. As carteiras de habilitação emitidas a partir de maio de 2017 já devem vir com este código digital impresso. Se a sua não possui, peça a renovação da CNH para ter acesso ao QR Code.

Segue um passo a passo para cadastrar sua CNH eletrônica no aplicativo CDT:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT e se cadastre.
  2. Ative a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado.
  3. Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro com um certificado digital por meio do Portal de Serviços do Denatran, por meio de reconhecimento facial/biometria no celular, ou ainda pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição (no caso de não possuir o certificado).
  4. Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV.
  5. Gere a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN).
  6. Adicione as informações dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital).
  7. Visualize os documentos adicionados.

Para validar a CNH eletrônica através de biometria facial, basta inserir o CEP do endereço da sua última CNH, escanear com o celular o QR Code do documento através do aplicativo Vio, e fazer o reconhecimento facial seguindo as orientações do app CDT.

O aplicativo que armazena a CNH Digital, permite visualizar o documento frente e verso, o QR Code, além de exportar e compartilhar o arquivo por e-mail e até WhatsApp.

Como é feita a fiscalização com a CNH Digital?

Para assegurar a validade e autenticidade do seu documento da Carteira Digital de Trânsito, é possível fazer a leitura do QR Code da CNH digital com outro celular, pelo mesmo aplicativo Vio já citado. Caso o agente de trânsito não aceite ou não possa conferir a validade da sua CNH digital, você deve denunciá-lo. Todos os agentes de trânsito devem aceitar a CNH digital como documento válido de habilitação para dirigir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *