O que considerar antes de comprar um trator

0

Um trator é um grande investimento, pois seu desempenho na lavoura influenciará na produtividade da safra. Além disso, escolher o modelo certo para o tipo de aplicação é fundamental para não perder dinheiro com consumo de combustível e custos de manutenção excessivos. Este e outros fatores devem ser levados em conta na hora de comprar um novo trator. Confira a seguir alguns detalhes para considerar.

Tipo de propriedade e de cultivo

Para comprar o trator certo, é muito importante saber exatamente a medida do terreno onde ele vai atuar, além do tipo de relevo. O cultivo que você faz na sua lavoura também influenciará na decisão, já que as características de cada trator respondem melhor em atividades específicas. Mais abaixo citamos alguns exemplos com os modelos Case IH.

Também é importante saber o tamanho da propriedade e para quê o trator será usado na hora de decidir qual é a quantidade de cavalos (CV) ideal para o que você precisa. Escolher a potência errada pode levar o trator a apresentar desgaste mais rápido e até um aumento no consumo de combustível.

Disponibilidade de peças e serviços

Também é importante decidir pela marca do trator que você quer comprar. O ideal é sempre optar por uma concessionária que tenha alta representação na sua região, com capacidade para atender qualquer necessidade que você possa ter, além de entregar peças e serviços de pós-venda de boa qualidade e rapidez. Na Carboni Case, por exemplo, são oferecidas várias facilidades, sendo uma delas a assistência em terreno. Se sua máquina apresentar algum problema, basta entrar em contato com o pessoal da concessionária e agendar a visita da equipe na sua propriedade.

Lembre-se que não basta optar apenas pelo equipamento mais barato, pois isso pode representar custos maiores em manutenção, troca de peças e ainda um desgaste precoce do trator, fazendo com que você precise investir novamente em um novo trator. Contar com uma boa máquina e com a assistência certa fará que seu investimento seja duradouro e muito produtivo.

E é claro que as vantagens de financiamento que uma concessionária oferece também são um ponto a favor para a sua escolha. Na Carboni Case, você pode optar por vários programas como o Finame, o Pronaf – Mais Alimentos, e outras modalidades que fazem da sua compra ainda mais fácil.

Aplicação

Já falamos um pouco sobre a importância de definir qual será o uso do trator antes de comprá-lo. É porque tanto a tração dos pneus como a potência do motor são fundamentais para o tipo de aplicação ideal de cada modelo. As trações nas quatro rodas, por exemplo, são ideais para solos pesados e úmidos e para terrenos inclinados. Já as trações dianteiras são indicadas para tarefas de transporte, principalmente em solos de textura média e onde não há muita chuva.

O uso de implementos agrícolas também deve ser considerado. Dependendo o tipo e tamanho do implemento a ser rebocado ou montado no trator, será necessário um modelo com maior potência e capacidade de tração, e ainda com uma fonte de energia se o implemento for mecanizado.

Design e conforto

Isso não é só o visual do trator, mas a ergonomia, conforto e segurança que ele oferece, principalmente dentro da cabine. Como são várias horas dedicadas ao trabalho, vale a pena gastar um pouco mais com direção hidráulica, transmissão automática, um assento confortável, climatizador de ar e outras ferramentas que auxiliam na rotina do campo em qualquer estação.

Considerar a tecnologia embarcada também somará, e muito, na produtividade da sua lavoura. Hoje, a agricultura de precisão vem crescendo e evoluindo cada vez mais. Na Case IH, o sistema AFS inclui mapeamentos por GPS, análise de gráficos comparativos de safra e muito mais. Conheça detalhes sobre esta tecnologia clicando aqui.

Seu trator ideal na Carboni Case

Agora que você já sabe os principais pontos a considerar na escolha do seu trator, confira os modelos disponíveis nas concessionárias Carboni Case. Aqui, teremos a solução certa para seu trabalho no campo.

Linha Farmall

Farmall 80, 90, 100: a família Farmall é uma das mais versáteis da Case IH. Nesta faixa de potência desde 80cv, são os modelos ideais para propriedades de médio porte e podem ser utilizados em atividades muito variadas, desde preparo do solo, transportes e outros tipos de implementos pequenos ou médios.

Farmall 110A e 130A: com um pouco mais de potência, até 132cv, a Série A traz mais força e tecnologia para as operações do campo. Podem ser aplicados tanto para agricultura como pecuária em atividades que exijam média potência, enfrentando situações de solo adversas.

Linha Quantum

Quantum série 75N: com potência que vai dos 65cv aos 104cv, esta linha foi pensada para vinhedos fechados, pomares, cafeiculturas e todo tipo de plantio que conte com menos espaço para trabalhar. O Quantum é um trator estreito e compacto, mas ainda assim possui uma cabine confortável para enfrentar o dia a dia.

Linha Puma

Puma 140, 155, 170 e 185: partindo com 144cv, a linha Puma da Case IH traz uma relação perfeita entre peso e potência. É ideal para aplicações com implementos um pouco mais pesados de plantio, preparo do solo ou pulverização. Além disso, a cabine é ainda mais espaçosa e confortável.

Puma 200, 215 e 230: a potência máxima de 234cv faz dos tratores Puma um grande aliado do produtor. Para melhorar o rendimento e economia de combustível, esta linha conta com transmissão Semi-Powershift que, quando acionado, seleciona a melhor marcha para a rotação escolhida e a carga tracionada.

Linha Magnum

Magnum 260, 290, 315 e 340: a potência de 235 a 340cv faz do Magnum um trator que trabalha por uma frota. É uma linha mais moderna, espaçosa e confortável, com um braço multifuncional ergonômico, para facilitar o trabalho do operador. A transmissão é Full-Powershift de 18 velocidades à frente e 4 à ré, e conta com APM.

Magnum 380 CVT: neste modelo com 375cv e Transmissão Continuamente Variável (CVT), toda a potência é transferida para o solo, sem perdas. Assim, fica mais fácil e seguro trabalhar em todas as condições, inclusive em encostas íngremes. Toda a linha Magnum conta ainda com o sistema Power Beyond, um powerboost que agrega ainda mais potência no motor quando for necessário.

Linha Steiger

Steiger 370, 420, 470: com potências a partir de 375cv, é uma linha de tratores superpotentes. Conta com configurações personalizadas de roda e esteira e é ideal para aplicações pesadas como plantio direto, semeadura, colocação de nutrientes, nivelamento de terras e operações com arado.

Steiger 500, 540, 580, 620: para ser usado com implementos maiores graças à faixa de potência que chega aos 629cv, a linha Steiger ainda mantém o desempenho sem gastar mais. É porque todos os modelos também contam com o sistema APM e transmissão Full-Powershift. Sua cabine é uma das mais confortáveis e modernas do mercado, assim o operador pode enfrentar tranquilo as longas horas de trabalho no campo.

Linha Quadtrac:

Quadtrac 500 e 620: são tratores articulados com configurações personalizadas de roda e esteira. É altamente moderno e traz de fábrica o sistema AFS AccuGuide integrado, que pode ser controlado desde o apoia braços multi-controle no assento do operador, além da possibilidade de ajustar velocidade do motor, troca de marchas e outros comandos de forma cômoda e precisa. A faixa de potência vai de 507cv a 629cv, com transmissão automatizada Full-Powershift de 16 velocidades à frente e duas à ré. Ideal para operações pesadas e exigentes na lavoura. 

Repense sua produtividade e venha conhecer de perto os modelos de trator da Case IH nas concessionárias Carboni. Visite o site ou fale diretamente com um consultor pelo Whatsapp (49) 99914-2858 para agendar a sua visita.

Confira algumas fotos

Farmall

Quantum

Puma

Magnum

Steiger

Quadtrac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *