Aprenda a economizar no consumo do seu carro

0

O combustível está cada dia mais caro, não é mesmo? Nessas horas, queremos economizar de qualquer maneira. Então aqui deixamos algumas dicas para saber qual é o consumo do seu veículo, e como gastar menos sem precisar deixar o carro na garagem. Confira!

Dicas para economizar combustível de carro

O consumo de combustível do veículo varia segundo dois fatores principais: o modelo do carro e o modo de dirigir do motorista. Por isso, relacionamos algumas práticas que você pode tomar para economizar:

  • Faça a troca de marcha no tempo certo: respeitar a rotação correta para trocar as marchas vai manter o giro do motor funcionando de maneira fluida, sem forçá-lo, assim o consumo será compatível com a marcha escolhida.
  • Faça as revisões em dia: leve o seu carro para as revisões em concessionária no tempo certo. Mantendo a manutenção em dia, qualquer tipo de peça que apresente desgastes será trocada a tempo, e a mecânica do veículo seguirá funcionando como nova por mais tempo. 
  • Diminua o uso do ar condicionado: no verão é difícil, é verdade. Mas procure não manter o ar ligado direto, já que o seu funcionamento é operado pelo motor. Carros com menos cilindradas gastam mais combustível nesse caso.
  • Não acelere sem engatar marcha: mesmo nos carros Flex, basta abastecer o tanque de partida a frio para que o veículo ligue mesmo nos dias mais gelados. Então, não é mais necessário “aquecer o motor” antes de engatar uma marcha. Fazer isso só vai desgastar peças e consumir combustível sem necessidade.
  • Calibre os pneus: manter os pneus bem calibrados e o carro balanceado é muito importante para diminuir o consumo de combustível. Quando os pneus e o alinhamento estão em dia, sua aderência à pista é muito mais efetiva, exigindo menos do motor e fazendo com que sua viagem renda mais.
  • Não carregue muito peso: o carro muito carregado também vai exigir mais do motor, que terá que fazer mais força para fazer o carro andar.
  • Mantenha a velocidade constante em estradas: quando você estiver viajando, procure manter uma velocidade média constante, pois assim o consumo se equilibrará. Quanto mais rápido você andar, mais consumo terá pois o motor precisará aumentar sua potência de trabalho. Já dentro da cidade, freadas e acelerações bruscas também exigirão mais do motor.

Tente aplicar essas práticas e você verá uma diferença significativa no consumo de combustível do seu carro! Quer saber como calcular essa média? Veja só:

Calculando o consumo de combustível do carro

É um cálculo básico. Divida a quilometragem rodada pelos litros de combustível que você gastou durante a viagem.

Faça um teste: complete o tanque do veículo e anote quantos litros foram abastecidos no total. Anote também a quilometragem do seu carro, mostrada no painel de controle, no momento do abastecimento.

Rode tranquilamente e, depois de gastar meio tanque, por exemplo, anote a quilometragem que o carro fez com essa quantidade de combustível. Logo, divida os quilômetros percorridos pela litragem de combustível gasto. Exemplo: 500 km / 20 Litros = 25km/L.

Isso vale tanto para carros à gasolina como veículos Flex, que podem ser abastecidos com álcool.

E aí, gostou? Então compartilhe esse artigo com seus conhecidos para ajudar a dar uma economizada! Para mais informações e dicas, inscreva-se na Newsletter do Blog da Carboni e não perca nenhuma atualização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *