Proteja a sua criança: use o sistema Isofix para cadeirinhas

O trânsito é imprevisível e por mais cuidadosos que sejamos ao dirigir, acidentes podem acontecer. É fundamental proteger-se, e assim como o uso de cinto de segurança é obrigatório, as cadeirinhas e bebê conforto para crianças de até 10 anos também são.

Existem diferentes maneiras para conectar as cadeirinhas no veículo, mas em 2020 passa a ser obrigatório em todos os modelos de carros de passeio no Brasil o sistema Isofix.

Apesar desta lei entrar em vigor este ano, a Fiat já vem implementando o Isofix em seus veículos há algum tempo. Este sistema é um padrão internacional de fixação para as cadeirinhas e bebês-conforto nos carros, que entrega muito mais estabilidade e segurança para as crianças.

Conectando a cadeirinha no sistema Isofix

O Isofix é considerado o sistema mais seguro para o transporte de crianças e bebês. Trata-se de barras de ancoragem rígidas, que estão conectadas diretamente à estrutura do carro.

Para engatar a cadeirinha, basta encaixar as presilhas da parte inferior dela diretamente nas barras que estão inseridas no banco traseiro do veículo. Ao escutar um “click”, é sinal de que o engate já está feito. Para soltar, basta apertar um botão lateral que libera as travas facilmente.

Como é preciso ter três pontos de apoio para assegurar melhor estabilidade, o Isofix pode oferecer duas opções de encaixe: pela parte superior ou pela parte inferior da cadeirinha ou do bebê conforto.

O encaixe pela parte superior se chama “Top Tether”, que é um cinto com uma presilha para ser fixado em uma terceira barra de ancoragem. Ela pode estar instalada na parte de trás do banco, no assoalho ou na tampa do porta-malas, dependendo do modelo do veículo. Se o carro não possui essa terceira barra de fixação, a segunda alternativa é uma perna de apoio, que é uma haste que prende a parte inferior frontal da cadeirinha ao assoalho do carro.

Vantagens do Isofix para o transporte de crianças

Por ser um sistema de engate com barras rígidas, o Isofix entrega muito mais estabilidade às cadeirinhas que aquelas que são colocadas com cinto de segurança. Assim, no caso de acidentes ou freadas bruscas a criança estará mais firme no seu assento.

Outro benefício é que conectar as cadeirinhas e bebês conforto com Isofix é muito mais prático e rápido que com o cinto, pois basta engatar bem os ganchos de fixação e a segurança já está garantida.

Então ao comprar os adaptadores de assento para crianças, confira sempre se eles são compatíveis com o sistema Isofix de fixação. Ao colocá-las na cadeirinha, tenha certeza de que o cinto de segurança especial esteja bem engatado durante toda a viagem.

Conclusão

Lembre-se que transportar crianças de até 10 anos sem o adaptador de assento é ilegal e resulta em uma infração de trânsito gravíssima. Seja responsável pela sua vida e pela dos pequenos, utilize o sistema Isofix para mantê-los seguros durante a viagem.

Como uma das prioridades da Fiat é a segurança dos passageiros, o Isofix já está sendo implementado nos veículos da marca. Os modelos Mobi, Uno, Argo, Cronos e Toro já possuem esse sistema. Então já sabe que para proteger bem a sua família, pode contar com a Carboni Fiat! Entre em contato com um dos nossos consultores pelo Whatsapp  (49) 99918-1500 para agendar uma visita e aprender a utilizar o Isofix na prática, além de conferir todo o conforto e segurança dos carros da Fiat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *