Iveco vence licitação do Caminho da Escola para entrega de 1.200 ônibus

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Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2), sob o chassi 10-190, atenderá o programa em áreas rurais

A Iveco Bus informou por meio de nota que venceu uma licitação para a entrega de 1.200 unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2), baseado no chassi 10-190, para o programa Caminho da Escola.

Os modelos farão o transporte diário de aproximadamente 50 mil alunos em regiões rurais do país. A negociação é resultado de um pregão realizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, o Ministério da Educação viabilizou a compra de 6,2 mil novos ônibus escolares, por meio do programa Caminho da Escola, neste ano. Estados, municípios e o Distrito Federal já podem solicitar veículos.

Segundo a Iveco, a venda demonstra que o chassi 10-190 se posiciona com destaque no segmento. A fabricante informou que o ônibus foi submetido a rigorosos testes de qualidade, nos quais foram avaliados componentes que comprovam que o produto atende as especificações exigidas pelo poder público.

“A equipe da IVECO BUS está atenta para as novas demandas nesse tipo de aplicação. Estamos trabalhando para antecipar tendências que atendam às necessidades do Programa e de outras operações do setor”, disse o diretor da IVECO BUS para a América do Sul, Humberto Spinetti.

Atualmente, a montadora tem cerca de 8.500 mil veículos em circulação no Brasil por meio do Programa Caminho da Escola, que tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal, do DF e estadual de educação básica pública.

“Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte”.

Confira os detalhes do chassi 10-190, divulgados pela Iveco:

O modelo de 10 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG) tem capacidade para 44 alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O sistema posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento. O DPM não reduz a capacidade de passageiros, como acontece em veículos adaptados que utilizam elevador para cadeiras de rodas, e proporciona uma viagem confortável para o ocupante, ao contrário de modelos onde o cadeirante viaja no compartimento traseiro do veículo.

O chassi possui um motor NEF 4 ID, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 190 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 610 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.

A transmissão utilizada é Eaton FS 6206B, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia.

O produto oferece equipamentos como porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. Itens importantes completam o pacote: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados.

Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o 10-190 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade.

Especificações técnicas do chassi 10-190

Comprimento máximo (CT) 9.000 mm

Largura máxima (D) 2.400 mm

Entre Eixos (EE) 4.800 mm

Balanço dianteiro (BD) 1450 mm

Balanço traseiro (BT) 2.750 mm

Ângulo de entrada (A) ≥25°

Ângulo de Saída (B) ≥20°

Capacidade Técnica Eixo Dianteiro 3.600 kg

Capacidade Técnica Eixo Traseiro 6.900 kg

Peso Bruto Total 10.500 kg

Tanque de combustível com Capacidade de 150 litros

Motor IVECO FPT N4 ID 138 kW (190 cv)

Confira as imagens do modelo:

Fonte: Jessica Marques para o Diário do Transporte.

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