É possível fazer uma agricultura sustentável em grandes produções?

É possível fazer uma agricultura sustentável em grandes produções? 110218

Sim, claro que é possível! A agricultura sustentável segue alguns passos principais para atingir o objetivo final de ser uma atividade com mais consciência quanto ao futuro do meio ambiente e das próximas gerações, mas sem perder as oportunidades de lucro econômico com grandes produtividades hoje.

A ideia principal da sustentabilidade é respeitar o planeta e o que ele nos entrega para sobreviver. É importante ter essa consciência não só na atividade agrícola, mas em todos os aspectos da nossa vida, já que sem coisas básicas como água, ar limpo e solo fértil, fica mais difícil para o ser humano conseguir se desenvolver.

Mas isso não quer dizer que seja necessário deixar de valorizar os aspectos econômicos da atividade. A agricultura sustentável não compromete a lucratividade do produtor, mas sim pode promover aumento de lucros graças ao desenvolvimento tecnológico para a sustentabilidade no campo.  

É porque cada vez se desenvolvem mais ferramentas e métodos para alcançar o objetivo da agricultura sustentável. Seja na plantação, nos métodos de irrigação, no aproveitamento da área de cultivo, nos cuidados da colheita ou em outros processos, há muitas investigações e inovações para uma atividade mais consciente e produtiva.

Então, o que exatamente é a agricultura sustentável? É aquela que:

  • Tem objetivos econômicos e ambientais de curto a longo prazo
  • Busca conservar os recursos naturais
  • Valoriza a produtividade e o lucro econômico
  • Visa sistemas agrícolas equitativos
  • Melhora a qualidade de vida das gerações atuais e futuras
  • Usa práticas modernas e sustentáveis, inclusive com tecnologias avançadas, para alcançar tudo isso. 

As estratégias tecnológicas usadas na sustentabilidade devem respeitar e tirar proveito da topografia, do clima, do solo, fazer uso consciente dos pesticidas, e claro, ser viáveis. Por isso, algumas atitudes básicas podem ser tomadas para começar o processo de transformar seu cultivo em um cultivo sustentável. É importante selecionar apenas espécies de plantio que se adaptam bem ao local e às condições da fazenda, além de diversificar a produção para alcançar uma estabilidade biológica e econômica.

Para isso, existem diferentes tecnologias desenvolvidas que podem trazer esses resultados e ainda aumentar a sua produtividade. Entre elas está a Agricultura de Precisão.

Agricultura de precisão para um desenvolvimento sustentável

É possível fazer uma agricultura sustentável em grandes produções? post afs7 patrocinio ok

Um bom exemplo de tecnologia aplicada ao campo são os sistemas de Agricultura de Precisão. A Case IH, marca de máquinas e equipamentos agrícolas, está sempre buscando soluções com tecnologia de ponta para aumentar a eficiência no campo.

Uma delas é o sistema AFS (Advanced Farming Systems), que através do mapeamento inteligente da lavoura, ajuda a aumentar a produtividade do campo e a performance das máquinas agrícolas durante todo o processo de cultivo. Assim, se economiza combustível, tempo de trabalho e ainda há maior rendimento na colheita.

Algumas das principais ferramentas do AFS são a orientação por GPS, a criação de mapas de produtividade e plantio planejado dentro da mesma área de cultivo, entre muitas outras funções. Clique aqui para saber mais sobre esse sistema de última geração da Case IH.

Conclusão

Viu só como é possível produzir muito e ainda ser responsáveis com o meio ambiente e o futuro do planeta? Por isso, é fundamental atualizar-se e estar sempre informado sobre as tecnologias que surgem para minimizar o impacto ambiental e otimizar o rendimento no campo. É importante procurar soluções que se moldem à capacidade e às características do seu terreno.

Compartilhe essa ideia com seus colegas e siga o Blog da Carboni para saber mais sobre tecnologias do campo e máquinas agrícolas. Repense a sua produtividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *