Usar os pneus errados em dia de chuva é sinônimo de problemas

0

Faz parte de um bom planejamento de viagem considerar o clima dos lugares por onde o seu caminhão vai passar durante o trajeto. No Brasil, as regiões passam por grandes períodos de chuva e umidade, e por isso esse fator deve ser levado em conta no momento de preparar o bruto para fazer entregas.

E é claro que os pneus devem fazer parte do checklist antes de cada viagem. Não importa se a chuva é forte ou fraca, usar pneus errados em pista molhada é muito perigoso e pode trazer problemas a longo prazo para o seu negócio.

Perigos do pneu errado na chuva

Quando a chuva recém começa, a água ainda superficial na pista se mistura com o pó, o óleo e a sujeira da estrada, criando uma capa lisa que pode causar aquaplanagens e a perda do controle do caminhão caso os pneus não sejam os adequados. Quando já leva algum tempo chovendo, podem ser formadas poças de água que diminuem pela metade a aderência dos pneus na pista.

Além de ser perigoso, errar na escolha dos pneus também causará mais desgaste muito mais rápido, porque vai ser exigido do pneu algo que ele não pode entregar. Assim, são mais custos para a empresa com trocas e manutenções, afetando todo o lucro do seu negócio. Ruim, não é?

Cada modelo de pneu apresenta melhor durabilidade nas condições específicas para as quais foram desenvolvidos, como chuva, terra, asfalto, entre outros. Então é muito importante escolher os pneus certos para o tipo de estrada e de clima que vão ser enfrentados durante uma entrega, seja em rodovias ou dentro da cidade.

Existem diferentes opções de pneus adequados para pistas molhadas, que têm compostos de borracha especiais e desenhos de sulcos específicos para otimizar o escoamento da água e reforçar a aderência nessas condições. Além dessa característica, também é importante conferir a capacidade de carga que cada modelo suportará, adequando a sua compra com o tipo de transporte que você realiza. A tecnologia certa vai entregar muito mais eficiência e rendimento em quilometragens.   

Dirija com atenção redobrada em pista molhada

Além de ter atenção com os pneus, também há outros cuidados importantes para dirigir embaixo de chuva:

  • Manter distância de pelo menos dois automóveis do veículo da frente, pois qualquer frenagem brusca precisará de mais tempo (e espaço) até que o caminhão pare completamente em pista molhada.
  • Dirigir em uma velocidade reduzida, para evitar aquaplanagens e derrapagens.
  • Ter cuidado com a calibragem, alinhamento e balanceamento para assegurar que o contato dos pneus com a pista seja o ideal.
  • Analise os sulcos do pneu antes de sair, pois pneus carecas aumentam muito a chance de aquaplanagem e acidentes.

Conclusão

É bem melhor prevenir instalando os pneus certos, do que ter que resolver acidentes e manutenções por causa de derrapagens na chuva. Essa atitude gera segurança nas estradas, conforto ao motorista e, claro, economia para a transportadora. Compartilhe essas dicas com os seus colegas, pois todos fazemos parte de um trânsito mais seguro.

Para mais dicas e informações como essa, acompanhe o Blog da Carboni e assine a Newsletter para receber atualizações pelo e-mail e não perder mais nenhuma postagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *