Capacitação profissional: 4 cursos que um caminhoneiro deve ter

Fala, estradeiro! 

A profissão de caminhoneiro exige várias habilidades e a responsabilidade na estrada é enorme. Por isso, quem é motorista de caminhão deve estar sempre se atualizando. 

Como autônomo ou funcionário de alguma empresa, dirigir um caminhão nas estradas desse Brasil não é nada fácil. Aprimorar-se através de cursos pode ajudar a enfrentar os desafios e, ainda, pode te dar mais destaque no mercado de trabalho. Afinal de contas, motoristas com mais experiência e especializações são mais valorizados e saem na frente! Além disso, cursos e encontros sempre são ótimos ambientes para se fazer novos contatos que podem se tornar novas e melhores oportunidades de trabalho.

Então, separamos alguns cursos de especialização, sendo que alguns podem ser feitos pela internet! Gostou? Veja quais te interessam mais e já se planeje para iniciá-los agora mesmo!

Cursos para Transporte de Produtos Perigosos

Se você possui habilitação entre categoria B e E e realiza o transporte de produtos perigosos (aqueles de origem química, biológica ou radiológica que podem ser nocivos ao meio ambiente, à população e aos seus bens, segundo definição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT), um curso de transporte de produtos perigosos é fundamental! 

Nele, são ensinados sobre direção segura para evitar acidentes, primeiros socorros em caso de problemas e como funciona a legislação para os produtos. Segundo o Inmetro, é obrigatório que o motorista possua o Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos, que varia de um a três anos de validade, dependendo do tipo de carga transportada.

Anote aí algumas instituições que oferecem o curso:

Centec (Centro de Ensino Técnico de Trânsito)

Fabet

SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Caso queira conferir o portfólio de todos os cursos presenciais do SEST SENAT, clique aqui para baixar em PDF.

Por meio da central de busca de cursos de Mopp, você pode buscar mais opções.

Manutenção e Segurança em Transporte

Fazer revisões no bruto, ficar de olho no óleo e outras medidas preventivas são atitudes de bons motoristas! Vale muito a pena fazer cursos na área de manutenção automotiva e de gestão em segurança do transporte. 

Lugares que disponibilizam:

SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Fabet

Cursos na área de Direção Defensiva e Econômica

Quem está na estrada no dia a dia sabe: dirigir com prudência e segurança faz toda a diferença e há como economizar combustível de acordo com a maneira em que guiamos o veículo. Há diversos cursos de Direção Defensiva e Direção Econômica que podem fazer o seu currículo se destacar! 

Confira onde você pode encontrar cursos nessa área:

Centronor

Curso de Transporte Coletivo para motoristas profissionais

Transportar passageiros é mais uma opção para a carreira de motoristas. Se você já possui Carteira de Habilitação categoria D, é maior que 21 anos e deseja fazer o curso de Transporte Coletivo, veja abaixo, algumas instituições que oferecem essa capacitação:

Fabet

Centec

No SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, há opções de cursos on-line:

Há, ainda, a opção do curso presencial especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros do SEST SENAT regulamentado pelo CONTRAN, em que a oferta depende da cidade escolhida. Você pode saber mais no portfólio geral de cursos da instituição (clique aqui para baixá-lo).

Gostou? Agora é com você! Inscreva-se

Com uma lista dessa, não dá para ficar parado, né? Escolha os que mais te interessam e comece agora mesmo. Ah! Não deixe de compartilhar com os companheiros de estrada. Afinal, coisa boa a gente tem que passar para frente! 

Fonte: Blog da Iveco

4 Comments

  1. ,Antonio Cardoso Dias

    OBRIGADO a carbono, iveco pois eu trabalho com prancha cargas excedentes e já tenho o curso defensivo de cargas indivisivel, é também tenho o curso de defenciva economica,,pela centronor,mas é isso mesmo precisamos estar atualizados pois o sistema nós obriga a isso é aprendendo que tem melhor rendimento.

    1. Alana

      Exatamente Antonio!

  2. ,Antonio Cardoso Dias

    Foi muito bom obrigado. Pois meu sónho é ter MEU possante pois para Deus nada é impossível.amem

    1. Alana

      Que ótimo Antonio! Que essas dicas possam te ajudar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *