Em setembro do ano passado, a Iveco e a Nikola oficializaram a joint venture, parceria, para desenvolvimento do seu primeiro caminhão elétrico e agora anunciam que modelo tem previsão de chegar ao mercado em 2021. Com versões a bateria e a célula de combustível, o Nikola TER será indicado para serviços pesados. A montagem do veículo ficará na fábrica de Ulm, Alemanha.
Os primeiros modelos a entrarem em produção serão os caminhões articulados elétricos a bateria 4×2 e 6×2, com baterias de capacidade para até 720 kWh e sistema de transmissão elétrico que fornece até 480 kW de energia contínua. Para produzi-los, a fábrica de Ulm receberá um investimento inicial de € 40 milhões pela joint venture para aprimorar as instalações, que vão se concentrar na montagem final do veículo.
“Nossa joint venture europeia com a Nikola, e o anúncio de hoje, são provas de que os transportes de longa distância com emissão zero estão se tornando uma realidade e resultando em benefícios ambientais tangíveis para os transportadores de longa distância e para os cidadãos da Europa”, aponta o CEO da CNH Industrial, Hubertus Mühlhäuser.
Fonte: Panorama Iveco