5 cuidados para manter seu implemento agrícola como novo

Amigo do campo, sabemos que o trabalho na fazenda rende muito mais com a utilização de máquinas e implementos agrícolas. Contar com os equipamentos certos para cada tipo de operação é uma maneira de otimizar tempo e esforço, e ainda ganhar produtividade e qualidade nos resultados. Mas para que isso se mantenha ao longo do tempo, é essencial que os operadores tomem certos cuidados para manter os equipamentos em pleno funcionamento.

Confira algumas dicas.

1- Manutenção preventiva

Assim como com qualquer tipo de máquina, é importante fazer manutenções preventivas periodicamente no seu implemento agrícola. A manutenção preventiva serve justamente para evitar maiores estragos, e assim economizar nos custos de reparo que podem ser elevados dependendo do problema que a máquina apresente.

Esta manutenção deve ser feita com certa frequência, e um check-up deve ser feito sempre depois de que a máquina for utilizada. Se ela está parada há muito tempo, também é importante conferir se está tudo ok com os filtros, níveis de óleo, lubrificação e fazer um reaperto geral do equipamento.

A intensidade do trabalho e o tipo de operação que a máquina realiza influenciam diretamente no seu estado de conservação. Porém, a falta de manutenção e outros cuidados aceleram o seu processo de depreciação.

2- Limpeza 

Além da manutenção, a higienização é um dos principais cuidados que o produtor rural deve ter com suas máquinas agrícolas. Depois de um dia de trabalho, sempre faça uma boa limpeza no implemento. Use ar comprimido e se necessário, lave com água e deixe secar bem antes de guardá-lo. O acúmulo de pó, palha seca ou outros tipos de sujeira não só afetam no funcionamento da máquina, mas também podem aumentar o consumo de combustível ou até gerar acidentes. Não armazene nenhum equipamento úmido, evitando assim corrosões e mofos.

Lembre-se também dos pneus. Se você trabalhar com diferentes tipos de cultivo ou de semente, os pneus podem ser responsáveis por espalhar pragas se estiverem muito sujos. Por isso, sempre limpe-os bem depois de cada etapa de trabalho. 

3- Escolha e operação do equipamento

Outra maneira de evitar a sobrecarga das máquinas é ter a certeza de escolher os equipamentos certos para cada tipo de operação na sua fazenda. A potência de motor e a capacidade de produção são algumas coisas a levar em consideração na hora da compra, entre outras coisas que você pode conferir clicando aqui.

Procure sempre ler o manual de instruções de cada implemento, conhecendo suas peças e funcionalidades, além das recomendações de fábrica para o melhor uso da máquina. 

4- Armazenamento

Para evitar outros desgastes, corrosões, ferrugem e mofos, é muito importante sempre guardar os equipamentos bem limpos e secos. O espaço de armazenagem deve ser coberto e bem ventilado, para evitar o acúmulo de umidade nas peças. Assim, seus implementos vão se manter conservados mesmo que estejam fora de uso por um período de tempo. 

5-Uso de peças originais e serviços autorizados

E é claro que a conservação de equipamentos também tem tudo a ver com as peças que são utilizadas nas manutenções e reparos, além da qualidade do serviço de oficina. Sempre use peças originais da marca, pois são uma garantia a mais de durabilidade para os seus implementos. Procure fazer os trabalhos mais importantes de reparos e manutenções em oficinas autorizadas, com mecânicos que tenham treinamento específico com a marca dos equipamentos agrícolas que você utiliza. 

Conclusão

Para otimizar ainda mais o trabalho das suas máquinas agrícolas na fazenda, você pode contar com o sistema AFS de Agricultura de Precisão. Com GPS, programações e mapeamento de terreno, entre outras ferramentas como o histórico de cada equipamento utilizado, o AFS organiza o trabalho e ajuda a aumentar a produtividade no campo. Conheça mais clicando aqui.

E para fazer um check-up completo das suas máquinas e implementos da Case IH, agende uma visita com as concessionárias Carboni Case. Contamos com serviços especializados e uma equipe treinada na fábrica da Case IH. Visite nosso site ou entre em contato pelo Whatsapp (49) 99128-2053.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *