5 dicas para organizar o trabalho Home Office

1

Nesse momento de quarentena e distanciamento social, muitas empresas tomaram algumas medidas de precaução para proteger a saúde dos seus colaboradores e suas famílias. Entre elas, a do trabalho à distância, mais conhecido como Home Office.

5 dicas para organizar o trabalho Home Office home office

Na Carboni, boa parte das equipes administrativas e de vendas estão trabalhando nessa modalidade, e seguimos com o atendimento online para qualquer necessidade dos clientes. Para quem nunca teve experiência em trabalhar Home Office, organizar o espaço e o tempo dedicado à produção pode ser um desafio. Por isso, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a render desde casa o mesmo que você consegue render no escritório.

1- Espaço

Separe um lugar da sua casa dedicado apenas ao trabalho. Se você tiver um cômodo que possa usar como escritório, melhor. Se não, posicione no seu canto preferido uma escrivaninha ou mesa que seja confortável e tenha espaço suficiente para trabalhar. Também escolha uma cadeira cômoda e ergonômica, que permita ficar em uma postura correta em frente ao computador. Assim, você evita fadigas e dores por estar muito tempo sentado/a.

Pensando nisso, procure posicionar o computador a uma altura em que você olhe diretamente para a frente, evitando movimentos estranhos e dores no pescoço. Os seus braços devem estar idealmente em 90 graus e contar com um espaço de apoio para usar o mouse e o teclado de um jeito mais confortável.

 Evite ter muitas distrações ao seu redor nesse espaço. Reúna ali os materiais que você usa com maior frequência para trabalhar, e o que é para descanso e entretenimento deixe em outro lugar.

2- Jornada

Se você trabalhava em escritório e agora está em Home Office pela quarentena, provavelmente terá que cumprir o horário da jornada de trabalho da mesma maneira que quando ia para a empresa. É importante deixar tudo combinado com os seus superiores diretos, para que não aconteçam desencontros ou problemas de comunicação. Também procure marcar reuniões apenas dentro do horário da jornada correspondente.

Se você é um trabalhador autônomo ou tem a liberdade de definir seu próprio horário, uma ideia legal é organizar o seu dia de acordo com objetivos. Faça uma lista das tarefas que você precisa cumprir, defina prioridades e estipule quais irá fazer cada dia. Assim você evita acumular muito trabalho e garante que tudo será cumprido com qualidade e em tempo.

Defina também um momento para almoçar. Evite passar direto os horários de comida para ficar trabalhando, pois isso só gera mais cansaço físico e mental. Falando nisso, é legal ter por perto uma garrafa de água, e resistir à tentação de ir para a cozinha procurar coisas para comer fora de hora.

E quando a jornada acabar, respeite o horário. Assim como na empresa, desligue o computador e dedique seu tempo livre para descansar e fazer outras atividades.

3- Concentração

Procure desconectar-se das redes sociais se possível. Durante o trabalho, use-as somente para assuntos ligados a isso, e deixe as distrações para as horas livres. É difícil, mas com esforço é possível, e você vai perceber que rende muito mais em produtividade quando deixa de espiar o Instagram ou o Facebook de hora em hora. Também vale para a televisão!

Outra dica é vestir-se como se você fosse para a empresa. Coloque uma roupa de trabalho, pois isso ajuda a mente a perceber que é hora de produzir. Evite ficar de pijama o dia inteiro.

E claro, procure criar um ambiente de trabalho onde você se sinta confortável, inspirado/a e motivado/a. Ter uma boa iluminação, ouvir música de concentração e outros detalhes do tipo podem ajudar.

4- Trabalho em equipe

Com uma boa Internet, seguir trabalhando em equipe mesmo estado à distância não é mais um grande desafio. Já existem inúmeras ferramentas e plataformas que permitem a cooperação e conexão de várias pessoas em rede.

Para organizar o fluxo de trabalho, dá para usar o Trello ou o Google Agenda. O Evernote também é uma boa ferramenta de organização. Já para reuniões online ou com chamadas em vídeo, existem o Skype, o Zoom e o Whatsapp, entre muitos outros aplicativos. O Google Drive é uma ótima plataforma para compartilhamento de vários tipos de documentos, os quais podem ser editados online e em tempo real.

5- Ambiente de convivência

É fácil se distrair trabalhando de casa. Principalmente se você mora com a sua família e com crianças. Por isso, procure deixar bem clara a importância do seu momento de trabalhar, e peça de boa maneira para não ser interrompido/a. Se precisar cuidar dos filhos, converse com seu parceiro/a para se revezar nessa tarefa. 

Essas são apenas algumas das dicas, o importante é você se concentrar e levar o trabalho a sério como se estivesse indo para a empresa. A coordenação com a sua equipe também é fundamental nesse momento.

Compartilhe essas dicas com os seus colegas, e tenham todos um ótimo trabalho! 

Um comentário

  1. Nazareno

    Ótimas dicas ! Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *