Aluguel de frotas: como surgiu e se tornou tendência mundial

0

Apesar de que o serviço de terceirização de frotas ainda pareça novidade para alguns, ele já vem se desenvolvendo há 70 anos. Então, é uma atividade regulada que já possui soluções comprovadas de prestação de serviços para empresas de todos os tamanhos.

Aluguel de frotas: como surgiu e se tornou tendência mundial 507092 PHVQ4U 71

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – ABLA, tudo começou na década de 50, quando a indústria automobilística recebeu um grande impulso no Brasil. Os primeiros negócios de aluguel de frotas foram em São Paulo, onde revendedores de carros usados começaram a oferecê-los de aluguel como uma alternativa suplementar à atividade. Um deles, Adalberto Camargo, viu no serviço uma oportunidade, já que o país estava em pleno desenvolvimento industrial e econômico, e decidiu apostar no ramo.

Sua empresa prosperou, e tomando-o como exemplo foram surgindo outras locadoras. Não era fácil, porque na época as estradas eram péssimas e os veículos não possuíam a engenharia atual. Havia muito desgaste nas frotas e era preciso muito planejamento logístico para seguir com a atividade. Foi nos anos 60 que o setor começou a se profissionalizar, inspirando-se nas experiências norte-americanas com o ramo automobilístico. Nesta época começaram os contratos de aluguel de frotas para empresas a longo prazo.

Com o surgimento de novas modalidades de financiamento, adquirir frotas novas ficou mais fácil para as locadoras, o que também foi um grande incentivo para o desenvolvimento do setor. Nos anos 70 começaram a chegar redes internacionais de aluguel de automóveis ao Brasil. Com isso, o setor de locação de frotas cresceu consideravelmente, e nos dias de hoje, a atividade é muito mais promissora. Existe uma grande projeção para seguir desenvolvendo-se e apresentando soluções para as empresas que preferem o aluguel em vez de comprar uma frota própria.

Entre os motivos pelos quais a opção de alugar veículos chamou a atenção de muitos empresários estão a diluição de gastos, a facilidade na negociação, e a terceirização de serviços. É porque as locadoras oferecem os veículos já regularizados com licenciamento e emplacamento em dia, seguros contratados, além de ser as responsáveis pela manutenção da frota alugada. As empresas viram nisso um benefício que permitia dedicar-se completamente à sua atividade produtiva, aproveitando o fato de poder contar com uma frota e evitar a burocracia da aquisição e manutenção da mesma.

A isso se soma a redução de custos, já que o aluguel de frotas funciona com pagamentos periódicos de acordo com cada contrato, mas não cobra taxas ou juros extras como em um financiamento tradicional. Os custos com seguro, manutenção, renovação e outros, são totalmente diluídos no aluguel, e a gestão destes assuntos fica a cargo exclusivo da locadora.

Também existem algumas vantagens que oferecem as agências como a Carboni Locadora. Ao optar por alugar uma frota na Carboni, o cliente poderá escolher o modelo de veículo que desejar, de acordo com as necessidades da sua empresa. A locadora então entregará uma frota nova, totalmente 0km, dedicada a esse cliente. Os contratos terão duração de ao menos um ano, e depois desse período é possível renovar os veículos. Assim, sua empresa conta sempre com uma frota em excelente estado, gerando produtividade sem deixar sua equipe na mão.

O serviço de aluguel de frotas já possui um longo caminho trilhado, e cada vez surgem mais soluções e ferramentas de modernização para desenvolver o setor. Com isso, a atividade certamente vai seguir crescendo como tendência mundial, pois é uma solução muito visada para aportar nos processos produtivos de diferentes empresas.

Se você tem interesse em saber como funciona o aluguel de frotas e quais as opções a Carboni Locadora oferece, pode entrar em contato diretamente com a equipe pelo Whatsapp (49) 9906-5656. Vamos solucionar juntos a logística do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *