Fique de olho com o Covid-19 enquanto estiver na estrada

Fique de olho com o Covid-19 enquanto estiver na estrada 1

Temos muitos heróis motoristas rodando nas estradas do Brasil mesmo durante a nova pandemia do Covid-19. Por isso, é tão importante insistir e ressaltar os cuidados fundamentais que estes profissionais devem tomar quando estão viajando ou lidando com entregas diariamente.

O novo coronavírus, que causa a doença conhecida como Covid-19, se transmite muito fácil de uma pessoa a outra. Os contágios são principalmente através de gotículas de saliva que se espalham pela tosse, espirros ou até mesmo pela fala. Também é possível se infectar ao tocar objetos contaminados com o vírus, e por isso é preciso ter muita atenção e cuidados ao frequentar lugares com alta circulação de pessoas como os postos de combustível, filas de espera ou pátios de estacionamento, entre outros.

Sinais e cuidados

Os principais sintomas do Covid-19 são tosse, febre e falta de ar. Se você apresentar qualquer um deles enquanto estiver na estrada, é importantíssimo começar a usar uma máscara e procurar um centro de atendimento de saúde o quanto antes, além de avisar imediatamente a transportadora ou empresa para a qual você está trabalhando. Você também pode ligar no 136 para pedir ajuda, e se estiver rodando em uma estrada pedagiada poderá recorrer ao SAU – Sistema de Atendimento ao Usuário.

Evite o contato próximo com outras pessoas. Se for inevitável, mantenha uma distância mínima de 1 metro e evite abraços ou apertos de mão. Tenha cuidado: todas as pessoas podem ser transmissoras, pois também é possível estar infectado e não ter sintomas, o que é muito perigoso porque nesses casos é provável que o contagiado não tome as precauções necessárias para evitar contaminar ainda mais pessoas.

Os idosos ou pessoas com doenças crônicas são parte do grupo de risco, altamente vulneráveis ao Covid-19. Se você mora com alguém nestas condições, evite o contato físico quando chegar de viagem. Tampouco compartilhe objetos pessoais, inclusive copos, pratos e talheres.

Higienização é a chave

Em todas as situações nas quais você se encontrar, mantenha tudo bem limpo e desinfetado, lave sempre as mãos com água e sabão, inclusive embaixo das unhas, e abuse do álcool em gel 70%, se puder. Na boleia do caminhão, mantenha a cabine sempre limpa, especialmente o volante, botões do rádio, controles do painel, câmbio, maçanetas, e outros lugares que são tocados com frequência. Também higienize o seu celular ou tablet.

Ao ter contato com o espaço externo, evite tocar com as mãos o seu rosto, olhos, nariz e boca. Só faça isso quando tiver certeza de ter lavado bem as mãos ou desinfetado com álcool.

Para ajudar na divulgação de dados sobre a doença e sobre os pontos de atendimento de saúde, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo especial para o Coronavírus é o Covid-19. O app se chama Coronavírus – SUS e pode ser instalado em aparelhos iOS e Android. Clique aqui para baixar no Android e aqui para iOS.

Para mais dicas sobre as precauções que você deve tomar ao estar na boleia do caminhão, confira o vídeo que a Iveco criou, clicando aqui para assistir

Cuidados fundamentais

Resumindo, os principais cuidados que você deve tomar são:

  • Lavar as mãos regularmente com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel de 70%;
  • Evitar aglomerações de pessoas, e manter distância de pelo menos 1 metro se precisar estar com mais gente;
  • Não compartilhar objetos pessoais (celulares, cuia de chimarrão, talheres, copos, etc.);
  • Manter a cabine do caminhão limpa. Use produtos desinfetantes para higienizar os lugares com mais contato como volante, maçanetas, botões, chaves, etc.
  • Fique na cabine durante filas de espera. Se sair, evite tocar seu rosto com as mãos.
  • Ao espirrar ou tossir, cubra a boca com o antebraço.
  • Ao sentir sintomas, ligue para 136 ou procure o centro de saúde mais próximo.

Pratique todos os cuidados necessários para não pegar o Covid-19 na estrada. Compartilhe essa informação com os seus colegas. Cuide-se, e cuide também de quem você ama.

Assine grátis a Newsletter do Blog da Carboni para receber no seu e-mail mais atualizações e informações sobre a atualidade do mundo do transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *